Jazz Tomar

Tomar: Escola Secundária Jácome Ratton assinalou 137 anos de existência

0 375

Ontem, dia 17 de maio de 2021, a Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, comemorou o aniversário dos 137 anos de existência.

Para assinalar a data, marcaram presença, numa breve cerimónia, Paulo Macedo (Diretor do Agrupamento de Escolas Templários), Anabela Freitas (Presidente da Câmara Municipal de Tomar), Hugo Cristóvão (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar), José Pereira (Presidente da Assembleia Municipal de Tomar) e Carlos Ribeiro (Presidente do Conselho Geral do AET).

Foram ainda hasteadas as bandeiras e ouvidos o Hino da Escola e o Hino Nacional, interpretados pelos alunos dos Cursos Profissionais de Música, uma iniciativa da Canto Firme. Teve ainda lugar a representação teatral, dinamizada por alunos do Curso de Artes do Espetáculo. Seguiu-se o momento de destaque, com a entrega da Medalha de Honra do Município, atribuída à escola no dia 1 de março.

No final da sessão, foi distribuído bolo à comunidade escolar.

IMG 20210517 094612
Bolo de aniversário
Apontamentos históricos sobre a Escola Jácome Ratton

Escola Secundária Jácome Ratton é uma escola pública portuguesa situada em Tomar. O seu nome deve-se ao industrial francês Jácome Ratton fundador da Real Fábrica de Fiação de Thomar em Tomar.

Fundada em 16 de Maio de 1884 na altura Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton em homenagem a esse industrial, a escola iniciou a sua laboração com 38 alunos, 36 deles em regime nocturno sendo 3 anos depois mudada para o Palácio dos Valles na Rua Larga actual Rua Marquês de Pombal.

Em 1915 viria a sofrer novas alterações, incluindo o nome, para Escola de Carpintaria e Serralharia de Carruagens Jácome Ratton sendo depois dividida em duas áreas com a criação do Curso Elementar de Comércio continuando as oficinas no Palácio dos Valles e instalando as aulas técnicas no Palácio Alvim sito na Rua Dr. Sousa.

A partir de 1925 a escola passa a funcionar em novos edifícios e terrenos próprios cedidos pela Casa Manuel Mendes Godinho na Rua da Graça actual Avenida Dr. Cândido Madureira, com o nome de Escola Industrial e Comercial de Jácome Ratton.

A última grande mudança ocorreu a 27 de Abril de 1958, altura da inauguração do actual edifício, na Avenida D. Maria II sendo renomeada Escola Industrial e Comercial de Tomar até 1980 altura em que assumiu a designação actual, Escola Secundária Jácome Ratton.

Atualmente a Escola Secundária Jácome Ratton foi remodelada, e equipada com os melhores equipamentos eletrónicos educativos. Fonte: wikipédia

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.