A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto visitou hoje o Convento de Cristo onde foi recebida pela Diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, pelo Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, por Alexandre Pais, Presidente da Museus e Monumentos de Portugal e por representantes do Património Cultural, IP.
Margarida Balseiro Lopes iniciou em Tomar um périplo pelos Monumentos afetados pela depressão Kristin, seguindo para o Castelo e Paços dos Condes de Ourém e o Mosteiro da Batalha.

Em Tomar, para além do Convento de Cristo, a Ministra visitou também a Charolinha da Mata dos Sete Montes, antiga Cerca Conventual, onde se inteirou do grau de destruição ocorrido. A visita teve como propósito uma tomada de conhecimento dos estragos e prejuízos, quando estão a ser ultimados os levantamentos exaustivos de todos os Monumentos afetados a nível nacional.
Segundo a Ministra da Cultura a recuperação da Charolinha, na Mata dos Sete Montes, vai custar cerca de meio milhão de euros e as duas gargolas e o vitral no Convento de Cristo vão custar cerca de 250 mil euros.
A Ministra da Cultura garantiu ainda que há verba para proveder a estas recuperações no âmbito do património histórico.





