Sexta-feira, 2 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Moagem: Fábrica das Artes com novas normas de funcionamento

 A “Moagem – Fábrica das Artes” é um projeto artístico e cultural integrado no Complexo Cultural da Levada de Tomar, gerido e promovido pela Câmara Municipal de Tomar, abriu as portas ao público com a instalação de oficinas de artes tradicionais ligadas à Festa dos Tabuleiros e com ateliers criativos, a 16 de junho de 2021.

As normas definem o acesso e as condições gerais de utilização do espaço “A Moagem – Fábrica das Artes” situado Complexo Cultural da Levada em Tomar. A Portuguesa, datada de 1912, é uma unidade industrial instalada num edifício de cinco pisos com área total de 2000 m2 e planta quadrangular, inserido no limite sul do conjunto da Levada de Tomar. Integrada na tipologia das unidades fabris de moagem austrohúngara, é composta por moinhos de cilindros, os plansichters (peneiros mecânicos) e os sassores.
“A Moagem – Fábrica das Artes” é um projeto artístico e cultural do Complexo Cultural da Levada de Tomar, que se materializa num espaço de criação, investigação e experimentação, onde são disponibilizadas condições para submissão e consequente realização de projetos criativos, de forma a contribuir para a consolidação da identidade criativa local e com a programação do próprio equipamento cultural.
Centra-se na formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização e salvaguarda das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial de Tomar.
  “A Moagem – Fábrica das Artes”, pretende promover um conjunto de serviços: a) formação nas artes e ofícios tradicionais; b) a indução contínua da inovação nos produtos e processos de trabalho dos profissionais; c) condições para a investigação nas artes e ofícios e temas relacionados; d) o apoio à instalação e negócio de artesãos e profissionais do sector criativo ajustado às suas necessidades; e) um programa de residências artísticas e criativas que seja mobilizador da massa crítica internacional; f) uma oferta dinâmica e atrativa de experiências criativas que coloquem os turistas em contacto com os aspetos singulares da identidade e património regional; g) uma programação cultural que promova eventos relacionados com o tema da criatividade, do património, das artes e dos ofícios.
Fabrica das Artes 1 1024x683
Formas de instalação e Gestão 
1 – “A Moagem – Fábrica das Artes” compreende espaços de utilização múltipla, individual e/ou coletiva, no edifício da moagem A Portuguesa: a) 2 locais de trabalho em espaços comuns (2 salas, 4 pessoas); b) 1 espaço de utilização múltipla no piso térreo; c) 2 salas de utilização individual.
2 – “A Moagem – Fábrica das Artes” estará em funcionamento para os beneficiários desenvolverem atividade, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h25. 3 – Quartas-feiras, entre as 17h25 e as 22h00, sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, existirá a possibilidade de utilização do espaço para a realização de workshops, não dispensando o pedido de autorização prévio.
A abertura do espaço ao público será de abril a setembro com os seguintes horários: sexta-feira das 18h00 às 23h00, sábado das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 23h00, e domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. 5 – A gestão do espaço é assegurada pela Câmara Municipal de Tomar.
“A Moagem – Fábrica das Artes” dirige-se a criativos, estudantes, investigadores, empreendedores, individualmente ou em equipa, cujas criações se encontrem relacionadas com a história, património, cultura local, e, em especial, que envolvam a economia do concelho de Tomar e/ou da região. a) Artesãos/criativos que necessitem de infraestruturas para realizar experiências e desenvolver produtos. b) Empreendedores nas áreas criativas. c) Estudantes que queiram participar em projetos de desenvolvimento de produto. d) Investigadores interessados na otimização de produtos e na respetiva produção de conhecimento.  e) Entidades de carácter social (associações, IPSS, e afins).
A seleção dos candidatos depende do número de vagas disponíveis e a escolha terá em consideração a missão e os objetivos da “A Moagem – Fábrica das Artes” e do próprio Complexo Cultural da Levada de Tomar, tal como os critérios de seleção devidamente identificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque