Sábado, 10 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Morreu o prestigiado médico tomarense Monteiro Ferreira

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia anunciou o desaparecimento do reputado pneumologista tomarense, que faleceu nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, tendo nos últimos dias se agravado o seu estado de saúde. Tinha 72 anos.
Deixa um legado relevante na história da Medicina, já que foi um dos primeiros especialistas em Portugal em Medicina do Sono.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia publicou uma nota de pesar, onde lamenta e afirma ser “com profundo pesar que a SPP informa o falecimento do Dr. José Manuel Monteiro Ferreira, pneumologista, natural de Tomar.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1976, obteve o grau de especialista em Pneumologia em 1986. Foi uma figura pioneira da Medicina do Sono em Portugal, área em que se destacou de forma precoce e inovadora. Com o apoio do Professor António Robalo Cordeiro, realizou formação especializada na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, experiência determinante no seu percurso clínico e científico.
Médico de reconhecido mérito, exerceu em Coimbra e noutras cidades do país, sendo amplamente respeitado pela sua competência técnica, dedicação à investigação e compromisso permanente com a qualidade dos cuidados prestados. Nos últimos anos, integrou a rede Hospital da Luz, onde continuou a exercer a sua atividade clínica com o rigor e a humanidade que sempre o caracterizaram.
O Dr. José Manuel Monteiro Ferreira era profundamente estimado pelos seus doentes, pela atenção, proximidade e cuidado com que os acompanhava, e amplamente respeitado pelos seus pares, pelo seu trabalho exigente, meticuloso e pelo contributo relevante que deixou na Pneumologia nacional.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia presta assim a sua sentida homenagem a um médico distinto, colega exemplar e ser humano de trato afável e empático, cuja memória permanecerá ligada ao desenvolvimento da Pneumologia em Portugal.
À família, amigos e colegas, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia endereça as mais sinceras condolências.
O Templário apresenta sentidas condolências à família

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque