Sexta-feira, 2 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Museu José Malhoa acolhe Exposição Temporária “Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição”

O Museu José Malhoa vai inaugurar a Exposição Temporária Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição”, com curadoria de Sofia Bandeira Duarte, a ter lugar amanhã sábado, dia 24 de maio de 2025, pelas 17h, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903–1996) foi uma pintora naturalista portuguesa, reconhecida como uma das principais artistas do século XX em Portugal. Nascida em Tomar a 24 de outubro de 1903, proveniente de uma família de nobreza rural, foi discípula do pintor José Malhoa, o que influenciou significativamente a sua formação artística

A sua obra insere-se na corrente estética do naturalismo, com especial atenção à representação da vida quotidiana e da paisagem portuguesa. Entre os seus trabalhos mais conhecidos está A Vendedeira de Laranjas (1929), uma pintura que retrata uma mulher do povo com expressão calorosa, atualmente exposta no Museu de José Malhoa.

Maria de Lourdes de Mello e Castro teve uma carreira ativa, com diversas exposições em Portugal. Uma exposição retrospetiva da sua obra foi organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, destacando a sua importância como última discípula de José Malhoa.

Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903–1996) foi uma pintora naturalista portuguesa, reconhecida como uma das principais artistas do século XX em Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque