Deputados do PS questionam Governo sobre EN 238 que liga Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã

0 500

 

Marco en238

Os deputados do PS eleitos por Santarém, a que se juntaram os deputados de Castelo Branco, apresentaram esta quinta-feira, por escrito, no Parlamento, um conjunto de perguntas dirigidas ao Ministro das Infraestruturas e Habitação a propósito da Estrada Nacional 238 (EN 238) que liga Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.

“Está planeada uma intervenção profunda na EN 238? O que se pretende fazer de forma a evitar a repetição frequente de desmoronamentos? Está prevista a correção do traçado?”, questionam os deputados.

Esta estrada, que regista muito movimento, é “utilizada diariamente por veículos de transporte de mercadorias e de passageiros, constituindo um papel fundamental para o desenvolvimento económico e social da região, nomeadamente para o desenvolvimento do setor florestal, para o comércio local e para o turismo”.

A EN 238 é considerada “umas das estradas mais belas da região Centro, mas é igualmente uma via composta por um circuito morfologicamente muito acidentado e com muitas curvas, que potencia desmoronamentos das barreiras e muros, dificultando a circulação rodoviária dos seus utilizadores que frequentemente têm de se desviar para percursos alternativos mais longos, mais morosos e mais dispendiosos”, apontam.

A degradação das barreiras e muros que suportam a estrada e o mau estado de conservação do pavimento tem sido uma realidade, constatando-se que a monitorização e as devidas intervenções têm sido pontuais e circunscritas como é o caso recente do troço entre Cernache do Bonjardim e Ponte do Vale da Ursa, que esteve intransitável durante cinco horas após derrocada que cobriu toda a faixa de rodagem com terra e pedras.

Os deputados apontam ainda outro caso mais recente ocorreu na localidade de Peralfaia (freguesia de Nossa Senhora do Pranto), no sentido Ferreira do Zêzere/Cernache do Bonjardim, em que a via apresentava fendas no pavimento e bermas em risco de colapsar.

“O estado de degradação desta via e a probabilidade de deslizamentos frequentes não se compadece com reparações pontuais, pelo que se impõe uma intervenção profunda de requalificação nesta estrada que permita efetivamente uma ligação segura e de qualidade para os seus utilizadores”, reivindicam.

O presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, Hugo Costa, é o primeiro subscritor deste requerimento. A estrutura distrital de Santarém assumiu o compromisso de contribuir para a resolução desta situação. A iniciativa é subscrita pelos restantes deputados eleitos pelo círculo de Santarém: António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha. Os três deputados do PS eleitos por Castelo Branco – Hortense Martins, Nuno Fazenda e Joana Bento – subscreveram igualmente o requerimento apresentado.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.