Eleições presidenciais: Hugo Costa apoia Ana Gomes

0 1.022
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Santarem Hugo Costa
Hugo Costa

O presidente da Federação Socialista do Distrito de Santarém, Hugo Costa, tornou hoje público, na sua página do facebook, que vai votar na candidata Ana Gomes e explica a sua decisão.

“Na Comissão Nacional do Partido Socialista foi deliberado que não haveria uma posição formal de apoio do PS a qualquer candidatura presidencial, sendo a liberdade de escolha o princípio.

Concordando com este princípio, pelo qual votei favoravelmente, preferia que o PS tivesse uma candidatura que federasse a esquerda e o partido. Não existe.

Porém, em política temos de tomar opções.

Por isso, no tempo que vivemos essas opções devem ser racionalizadas e pragmáticas.

Quem me conhece sabe que nunca apoiarei ou votarei em candidatos conservadores e de direita. E só o faria num caso extremo para salvaguardar o Estado de Direito que só é possível com um candidato democrático.

Temos esse exemplo se nos recordarmos de recentes eleições francesas.

Reconheço muitas qualidades no atual mandato presidencial (contribuição para a estabilidade, proximidade e muitos outros) mas em política devem existir alternativas.

Neste caso, combater a extrema direita é não permitir que esta federe a oposição e o descontentamento.

No atual contexto nunca apoiaria ou votaria em candidatos oficiais de outros partidos.

E por isso, o meu posicionamento será em nome dos valores que defendo do humanismo, da democracia, da preservação das instituições e da nossa República.

No passado apoiei as candidaturas de Mário Soares, Manuel Alegre e Sampaio da Nóvoa. Hoje confesso que nenhuma candidatura me coloca o entusiasmo do passado.

No entanto, e no contexto atual, creio que só uma candidata estará melhor posicionada para combater a Extrema Direita. Apesar de nem sempre ter estado de acordo com todas as decisões e ações ao longo do seu percurso, reconheço-lhe a ação democrática, a defesa da República. É uma voz que fez a diferença na diplomacia portuguesa e na representação como eurodeputada.

A defesa da democracia, da liberdade e da solidariedade são os valores centrais numa escolha política.

Pesando todas essas dimensões, apoiarei a candidatura de Ana Gomes, a única candidata da minha área política e capaz de contrariar a tendência dos avanços da Extrema Direita”.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.