Hugo Costa apresenta candidatura à liderança da Federação Distrital do PS Santarém para ser “uma voz pela unidade regional”

0 1.180
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Hugo Costa
Hugo Costa

 

O Deputado Hugo Costa apresentou no passado domingo, dia 9 de fevereiro, a candidatura à liderança da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista. Começando por citar Mário Soares com a frase “um político assume-se”, Hugo Costa declarou: “eu assumo, assumo uma vontade que se materializou nesta candidatura”. Perante uma plateia de notáveis socialistas de todo o Distrito, que incluiu membros do Governo e dirigentes nacionais do PS, o agora candidato deu nota de um conjunto de preocupações com o futuro da região e do país, acentuando a tónica do discurso na ética política e no combate aos “populismos extremistas” dizendo que “os dias que vivemos são exigentes e precisam de respostas claras e inequívocas, (…) a intolerância, o fanatismo e o ataque ao sistema partidário são uma realidade à vista de todos”.

A cerimónia de apresentação da candidatura decorreu na sede da Federação, em Santarém,  com o Deputado a eleger os grandes desafios que considera fundamentais para que a região retome a trajetória de desenvolvimento: das infraestruturas ao ambiente, passando pela coesão territorial, no topo da agenda de trabalho está a necessidade de construir uma projeto unificador, razão pela qual afirmou que será “uma voz pela unidade regional, sem levantar falsos muros entre norte e sul, muros que só nos dividem e nos fazem perder força e capacidade”.

“Proximidade e Confiança – um PS para todos”, foi o lema escolhido para esta candidatura, que procura “atrair os melhores quadros para o partido” através do debate político.

Colocando a educação e a inovação no topo da agenda de prioridades para a região, Hugo Costa lembrou que “a agricultura é estratégica” e que “devemos estar próximos das empresas e da realidade do nosso tecido empresarial”, prometendo uma moção estratégica focada na resolução dos grandes desafios que a região enfrenta e que coincidem com os do país: as alterações climáticas, as desigualdades, a demografia e a transição digital.

Hugo Costa deixou igualmente claro que a sua liderança irá concentrar-se também nas próximas eleições autárquicas, procurando apoiar as estruturas concelhias na escolha dos melhores candidatos e candidatas por forma a assegurar a manutenção das 13 câmaras “herdadas” da liderança de António Gameiro, a quem agradeceu o legado.

O deputado António Gameiro, que deixa agora a liderança da Federação Distrital para assumir a Presidência da Concelhia de Ourém, elogiou o caráter e a as capacidades daquele que será, em princípio, o seu sucessor, tendo em conta que, como tudo indica, a candidatura de Hugo Costa à Federação será única.

Das intervenções dos convidados e convidadas, destaca-se o discurso de Alexandra Leitão. A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública é a Presidente da Comissão de Honra da Candidatura de Hugo Costa à liderança da Federação Distrital e foi cabeça de lista por Santarém nas últimas Legislativas.

Para Alexandra leitão, Hugo Costa “desempenhará muito bem este papel, tendo em conta as qualidades pessoais e políticas que já revelou”. Opinião partilhada por Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, que também marcou presença.

Manuel Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes é o Mandatário da Candidatura, que tem Mário Balsa como Diretor de Campanha.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.