Saiba quais foram os principais assuntos abordados pelo PSD na reunião de Câmara de Tomar

No passado dia 9 de janeiro.

0 889
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Nota de redação

Anunciámos aqui recentemente, que o PSD de Tomar tinha iniciado uma nova forma de comunicar, elaborando um resumo das reuniões de Câmara sobre a sua atividade no executivo tomarense. O Templário publica esta informação, da mesma forma que publica toda a atividade oficial veiculada pelo gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Tomar ou de qualquer outra força partidária. Isabel Miliciano

Esta informação que se segue é da inteira responsabilidade do PSD de Tomar.

Resumo da Reunião de Câmara Municipal de Tomar de 09.01.2023

Obras na Rua Cel. Garcês Teixeira
A Vereadora Lurdes Ferromau Fernandes (PSD) lançou um conjunto de alertas sobre o decorrer da obra, entre os quais o excessivo estreitamento da via, a redução significativa de lugares estacionamento, os passeios elevados nos acessos às habitações.

Obras na Rua Cel. Garcês Teixeira
Em resposta à governação socialista, o Vereador Luís Francisco (PSD) considerou que projetos desta dimensão não devem esquecer a identidade de Tomar. Ao avançar como se estivéssemos numa grande metrópole, estreitando uma das vias principais da cidade, sem um planeamento integrado de mobilidade, é visível os constrangimentos que se colocam aos tomarenses que se deslocam na cidade.

Obras na Rua Cel. Garcês Teixeira
Não só está a acabar o prazo para a obra (11.01.2023), sem fim à vista, como tem já uma derrapagem orçamental superior a 320 mil euros. A Vereadora Lurdes Ferromau Fernandes (PSD) questionou ainda se esta requalificação não irá dificultar a vida às pessoas que se deslocam à cidade, em particular no acesso às escolas: “queremos uma cidade e um concelho para os tomarenses.”

Jardins e Limpeza Urbana
O Vereador Tiago Carrão (PSD) procurou saber mais informações sobre a possível transferência de competências na Limpeza Urbana e Jardins para a Junta de Freguesia, uma vez que é um tema que tem vindo a ser defendido pelo PSD há vários anos.

Obras na Envolvente da Biblioteca
As obras de requalificação da envolvente da Biblioteca Municipal deveriam ter terminado em novembro passado. No entanto, em janeiro as obras ainda decorrem sem qualquer informação ou pedido de prorrogação. O Vereador Tiago Carrão (PSD) criticou a ausência de informação e, mais grave, não existir ainda pedido formal de prorrogação.

Carta Educativa
A Vereadora Lurdes Ferromau Fernandes (PSD) não se conformou com a demora da Carta Educativa, que se arrasta desde 2020, nem com as desculpas apresentadas pelo responsável, Vereador Hugo Cristóvão (PS), ficando até indignada com a forma como foi disponibilizado um questionário online com um prazo curtíssimo, sem qualquer divulgação.

Autarquia Familiarmente (Ir)Responsável
O Vereador Luís Francisco (PSD) questionou o executivo sobre o Município de Tomar não ter sido reconhecido como “familiarmente responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, quando no ano passado tinha acontecido. Como já vem sendo hábito, a Vereadora Filipa Fernandes (PS) afirmou desconhecer as razões para tal ter acontecido.

Autocarros TUT
Após questionar pelo destino dos antigos autocarros de transportes urbanos, o Vereador Tiago Carrão (PSD) denunciou ainda a falta de responsabilidade da governação socialista que reconheceu que só agora, após a aquisição, será avaliada a capacidade dos autocarros para definir os percursos a disponibilizar.

Requalificação do Estádio Municipal
O Vereador Tiago Carrão (PSD) lembrou a intenção anunciada pelo Vereador Hugo Cristóvão (PS) para o projeto de requalificação do Estádio Municipal que estaria pronto no verão passado. Meio ano depois, não existe projeto, o valor da obra não corresponde ao anunciado e, na melhor das hipóteses, a obra só estará concluída em 2025: “o mais grave é esta forma de propaganda socialista que anunciam obra como se fosse para amanhã quando, na verdade, nem 3 anos depois estará pronta”.

ADIRN Plano de Atividades 2023
No âmbito da definição estratégica do Portugal 2030 e tendo em conta a importância da ação de proximidade desenvolvida pela ADIRN no aproveitamento dos fundos comunitários e desenvolvimento do concelho, a Vereadora Lurdes Ferromau Fernandes (PSD) mostrou-se preocupada com o corte de verbas preconizado no próximo quadro comunitário, desafiando a CMT a ser parte ativa na defesa da continuidade deste Grupo de Ação Local.

Obras do Parque do Flecheiro
Face à demora no arranque das obras para a requalificação do Flecheiro, o Vereador Luís Francisco (PSD) demonstrou-se preocupado com este atraso, questionando as razões para tal, se o realojamento da comunidade cigana que ainda habita no Flecheiro poderia ser um dos motivos para tal, e se não estaria em causa a execução da obra dentro do prazo previsto pelo financiamento comunitário.

Proposta PME Excelência
Foram recentemente conhecidas as 8 empresas ‘PME Excelência 2021’ do nosso concelho e o Vereador Tiago Carrão (PSD) deu voz à proposta do PSD para um voto de reconhecimento a estas empresas pelos resultados alcançados e o contributo para o desenvolvimento económico de Tomar.

Democracia e Liberdade de Expressão
O Vereador Tiago Carrão (PSD) reprovou o incómodo do Vereador Hugo Cristóvão (PS) com a comunicação para o exterior das reuniões de Câmara efetuada pelo PSD, colocando em causa um princípio basilar da democracia, talvez por receio de que seja do conhecimento público o que se passa nas reuniões de Câmara Municipal.

Autocarro Municipal
Mais uma vez, o Vereador Luís Francisco (PSD) chamou a atenção para a fraca informação apresentada sobre os apoios prestados com a cedência do autocarro municipal, sem apresentação dos cálculos que levam aos valores apresentados. Sem informação clara, o processo de decisão é obviamente afetado.

Aumento Água Tejo Ambiente
O Vereador Tiago Carrão (PSD) apontou a injustiça de mais um aumento da tarifa da água: “se há 6 meses foi pedido aos contribuintes e clientes um esforço extraordinário para salvar a Tejo Ambiente, seria apenas justo que agora a empresa fizesse um esforço e suspendesse os aumentos para não penalizar as famílias e as empresas”.

Aumento da Água Tejo Ambiente
O Vereador Tiago Carrão (PSD) lembrou que com um aumento das pensões (4,83%) inferior ao aumento proposto para a tarifa da água, os pensionistas terão mais dificuldades em 2023 a pagar a fatura da água. Assim como as constantes falhas de abastecimento de água em algumas freguesias do concelho, que são duplamente penalizadas, pelo aumento da tarifa e a fraca qualidade do serviço prestado.

Aumento da Água Tejo Ambiente
O Vereador Luís Francisco (PSD) apelidou o aumento do tarifário da água proposto pela Tejo Ambiente de “imoral” depois de há menos de um ano ter existido outro aumento, o que resultaria num aumento total de cerca de 31,65%.

Aumento da Água Tejo Ambiente
Ainda sobre o tema do aumento da fatura da água em 6,7%, o Vereador Tiago Carrão (PSD) apontou o exemplo de diversos outros municípios que optaram por seguir indicações da ERSA e aumentar em apenas 2,7%, ou até de muitos outros que decidiram não aumentar a fatura da água, devido ao contexto particularmente difícil para as famílias: “embora necessário garantir a sustentabilidade do sistema de água e saneamento, devem ser encontradas soluções que não impliquem um esforço acrescido das famílias e das empresas”.

Protocolo APAR
Foi com perplexidade que o Vereador Tiago Carrão (PSD) constatou que o parecer jurídico que acompanha o protocolo indica que “(…) juridicamente, o mesmo contém princípios ilegais e cláusulas que não poderão ter acolhimento jurídico”, considerando inadmissível a forma como a governação socialista ignora procedimentos e requisitos legais.

Pavimentações Tejo Ambiente
Apesar do protocolo genérico cumprir um importante propósito, o Vereador Tiago Carrão (PSD) reivindicou que o mesmo fosse aplicado de igual forma a todo o concelho, inclusivo de todas as freguesias que tiveram obras de saneamento, tratando o território todo por igual e de forma justa.

PSD de Tomar

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.