Ferreira do Zêzere já tem Plano Estratégico

O Plano Estratégico “Ferreira do Zêzere 2030” será um instrumento prático e facilitador que promova a atração e fixação de residentes potenciando a qualidade de vida e segurança da comunidade local.

0 197

Foi apresentado ontem sexta-feira, 18 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ferreira do Zêzere, o Plano Estratégico “Ferreira do Zêzere 2030”.

O documento elaborado nos últimos meses pela Sociedade Portuguesa de Inovação, após reuniões com as Juntas de Freguesia, Empresas, Operadores Turísticos, Associações e Instituições do concelho e a realização de questionários online, tem como objetivo apoiar a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere na definição das prioridades de desenvolvimento para os próximos anos, nomeadamente para o período de programação financeira 2021-2027.

O Plano Estratégico “Ferreira do Zêzere 2030” será um instrumento prático e facilitador da concretização de um modelo de desenvolvimento sustentável e competitivo, que promova a atração e fixação de residentes, assim como a gestão racional e sustentável de recursos, potenciando a qualidade de vida e segurança da comunidade local.

IMG 1944Cumprindo os propósitos propostos, em 2030, o Município de Ferreira do Zêzere afirmar-se-á como um território atrativo, inclusivo e resiliente que aposta nas áreas de especialização ligadas à sua diversidade e riqueza natural e patrimonial como âncoras de um modelo de desenvolvimento competitivo, coeso e sustentável, com a definição de três eixos estratégicos:

Emprego e competitividade; Inclusão social e qualidade de vida e Sustentabilidade e resiliência do território.

Estes, subdividem-se em projetos de ação, que vão desde a qualificação da rede de acolhimento empresarial, a oferta turística distintiva, a valorização e descarbonização do setor agropecuário / agroalimentar, a valorização urbana e atração de residentes, os serviços públicos de proximidade qualificados e inclusivos, a cultura de A a Zêzere: valorização e ativação da cultura e identidade local, a proteção ativa dos ecossistemas rurais e adaptação às alterações climáticas, entre muitos outros.

IMG 1939Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, referiu que é um orgulho apresentar este Plano um ano depois de ter tomado posse e considera que este documento é fundamental para o futuro do concelho de Ferreira do Zêzere.

Com a sala dos Paços do Concelho cheia, ficou claro que este é um assunto que interessa à comunidade local e aos investidores rumo ao desenvolvimento sustentável para o concelho.

Fonte: CMFZ

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

google.com, pub-9853338638165848, DIRECT, f08c47fec0942fa0