Câmara de Ourém aprova projeto para construção de Passadiço no Agroal

A intervenção proposta tem um valor estimado na ordem dos 368 mil euros (ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor).

0 94
ECOSALIX PassadicoAgroal 1024x358
Desenho do Passadiço a construir no Agroal. Foto: CMO

Segundo anuncia a Câmara Municipal de Ourém no site oficial, foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 18 de fevereiro, o projeto de execução referente à construção do Passadiço do Agroal. Este projeto prevê a construção de uma estrutura enquadrada ecológica e paisagisticamente na margem esquerda do Rio Nabão, que fará a ligação entre o Parque Natureza e a Praia Fluvial do Agroal.

Segundo a mesma fonte, o Passadiço do Agroal terá uma extensão de aproximadamente 780 metros e será um espaço de lazer com valor acrescido inegável para o turismo do Agroal e para toda a região envolvente. As propriedades terapêuticas da nascente da Praia Fluvial, a envolvente paisagística e natural (integrada em Rede Natura 2000) e a natureza cársica da região tornam o Agroal como um local de referência para turismo de natureza. O percurso do Passadiço foi projetado de forma a não alterar as condições ecológicas (solo, fauna, flora, etc.) do espaço e a estrutura em madeira será sobrelevada em praticamente toda a sua extensão. Existem dois percursos pedestres que passam pelo Agroal e com a construção do Passadiço, coincidente com ambas as rotas, será possível valorizar e requalificar o local.

Concetualmente, o projeto apresenta um percurso sinuoso integrado no espírito do lugar e enquadrado com toda a envolvente paisagística, assumindo como premissa a manutenção do maior número possível das espécies arbóreas existentes. Foram também definidos pontos estratégicos de lazer e estadia ao longo do Passadiço que contemplarão a instalação de mobiliário urbano e iluminação que tornarão o percurso mais atrativo e contemplativo. Ao longo do percurso serão instalados elementos gráficos e painéis informativos sobre a fauna e flora aí existentes, tornando a passagem educativa e interativa.

O Passadiço do Agroal pretende também apresentar alternativas aos muitos utilizadores da Praia Fluvial (especialmente na época veraneante), com a disponibilização de um acesso seguro e com qualidade ambiental para todos os transeuntes que normalmente percorrem a estrada entre o Parque Natureza e a Praia Fluvial. Assim, será possível promover o estacionamento existente no Parque Natureza e diminuir a utilização do espaço viário para estacionamento indevido.

A intervenção proposta tem um valor estimado na ordem dos 368 mil euros (ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor) e será submetida a uma candidatura integrada no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) designada de “Rotas e Percursos no Médio Tejo” e promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que deverá possibilitar um financiamento de cerca de 200 mil euros.

O Passadiço do Agroal representa mais um investimento na Praia Fluvial do Agroal e zonas envolventes, reflexo da aposta do Município de Ourém na valorização do espaço e do património existente após as várias intervenções de requalificação já concretizadas.

De referir que a margem esquerda do rio Nabão, na zona do Agroal é da responsabilidade da Câmara de Ourém e a margem direita da Câmara de Tomar.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.