O Santuário de Fátima vai lançar, em outubro, o Certificado do Peregrino de Fátima, uma nova iniciativa destinada a reforçar a prática da peregrinação e a valorizar os caminhos que conduzem à Cova da Iria. O anúncio foi feito pelo reitor, Carlos Cabecinhas, na abertura da 13.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorreram em Fátima.
“Como relevante destino de peregrinações, gostaria de aproveitar este momento para anunciar que o Santuário de Fátima lançará, por ocasião do Dia Nacional do Peregrino, que se celebra em 13 de outubro, o Certificado do Peregrino de Fátima”, afirmou o responsável.
A apresentação oficial está prevista para 12 de outubro, no início da última grande peregrinação do ano. Segundo o reitor, a criação de um certificado oficial para os fiéis que cumpram determinados critérios de peregrinação tem sido um pedido reiterado dirigido à instituição.
Valorizar os Caminhos de Fátima
A medida pretende não só incentivar a vivência espiritual da peregrinação, como também valorizar os Caminhos de Fátima, que têm contado com o envolvimento do Centro Nacional de Cultura e de vários municípios.
Com a criação do Certificado do Peregrino, o Santuário de Fátima procura agora consolidar esta dinâmica, reforçando o simbolismo da peregrinação num ano em que os números confirmam o regresso — e a expansão — de um dos principais destinos religiosos do mundo.






