Alcorochel: população na fila para o médico às 3 da manhã, médica atende sentada no passeio

Denuncia o Jornal Torrejano

0 216

Após a aposentação, em Fevereiro, do médico que servia a população de Alcorochel e Parceiros da Igreja, a administração da saúde tem feito deslocar temporariamente uma médica, normalmente a Dr.ª Raquel Badilla, dois dias por semana, a fim de atender às consultas e outras situações, avança o «Jornal Torrejano», na sua versão online.

Neste quadro, uma população na sua maioria idosa, sem médico há algum tempo, acorre em desespero e, na última sexta-feira (1 de outubro), houve quem fosse apanhar vez às 3h30 da madrugada. A porta abre às 8h e às 7h45 chegou a médica, já na rua a aguardavam 25 pessoas. Os utentes continuaram as chegar, 38 no seu total. Mas, no local, nem administrativa nem enfermeira, nem alguém para abrir a porta.

Não há qualquer abrigo e, sentada no chão, a médica começou a listar os doentes numas folhas que pediu, enquanto não chegava o tesoureiro da junta de freguesia (contactado por telefone), que veio entregar uma chave e não se preocupou mais com a situação. Médica e utentes lá entraram nas instalações para prosseguir as procedimentos e ser dado início às consultas.

Para poder consultar e passar receitas, os doentes têm de estar inscritos. A médica ligou para o Centro de Saúde de Riachos e com ajuda da administrativa de Riachos, inscreveu os primeiros doentes. Depois, para que pudesse consultar, foi uma utente (a mesma que escreveu aos serviços competentes a relatar a situação e pôs a circular o abaixo-assinado para que se seja atribuído um médico em permanência) que continuou a transmitir os dados de registo aos serviços.

Quando todo esse processo burocrático estava terminado, quase 11h da manhã, chegou o coordenador dos serviços, o Dr. Fausto Pereira, com uma administrativa.

Numa única manhã, e com todo este cenário surreal, foi impossível consultar toda a gente. Os que não foram atendidos, ficaram com consulta marcada para dia 8. Como será esse dia?

http://www.jornaltorrejano.pt

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.