Comandante Mónica Martins (tomarense) é a primeira mulher a assumir funções de Capitão do Porto

É a nova Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

0 937
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Comandante Mónica Martins é a nova Capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde 2
No dia da tomada de posse
Tomou ontem posse dos cargos de Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde a capitão-de-fragata Mónica Martins, que rende o capitão-de-mar-e-guerra Bruno Ferreira Teles.
Quase 17 anos depois de se tornar a primeira mulher piloto naval da Marinha, a capitão-de-fragata Mónica Martins faz de novo história tornando-se a primeira mulher a desempenhar as funções de Capitão de Porto.
A Comandante Mónica Martins tem 46 anos e é natural de Tomar, tendo ingressado na Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira já realizou diversas missões nacionais e internacionais.

Comandante Mónica Martins é a nova Capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde 3

A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, estando presentes o presidente da Câmara de Póvoa de Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira, a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do onde, Sara Lobão, entre outras entidades.

No seu discurso, o Vice-almirante João Dores Aresta destacou a importância da primeira mulher capitão do porto, “o que sublinha a notória e crescente relevância do papel feminino em cargos e profissões nos quais, as nomeações estavam exclusivamente direcionadas para homens”.

Por sua vez, a Capitão-de-fragata Mónica Martins deixou claro que dedicará aos cargos “todas as minhas capacidades, animadas pela alma de marinheira e aviadora naval, de que tem feito do mar, o seu modo de vida”.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.