Como desenvolver uma melhor habilidade mental e o impacto positivo do desporto

0 633
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Um mundo mais competitivo e exigente obriga ao desenvolvimento de novas competências para cada um se conseguir destacar. Desde o avanço tecnológico, com inovações realmente impressionantes como a inteligência artificial que são capazes de revolucionar um variado leque de produtos e serviços, a um mercado de trabalho globalizado que colocou a corrida bem mais difícil para conseguir um trabalho de sonho, ser bem-sucedido passou a implicar novas competências.

Ainda que este desenvolvimento possa trazer diferentes desafios, além, claro, das claras vantagens, há algo que continua a ser uma receita de sucesso – trabalhar a habilidade mental.

Vivemos com estímulos constantes

Vivemos num mundo tecnológico, com estímulos constantes que nos desviam a atenção para aquilo que é o mais importante. Não há como eliminar estes estímulos, além disso, a tendência é o surgimento de tecnologias mais imersivas, desenvolvidas precisamente para nos roubar a atenção. Então, como contornar tudo isto e focar-se naquilo que realmente é importante? – Trabalhando a sua habilidade mental.

Tal como é possível treinar os seus músculos num ginásio, é possível treinar o seu cérebro para torná-lo mais forte e com maior capacidade de foco e concentração. É igualmente possível construir estratégias para poder trabalhar diferentes zonas do cérebro, de modo a aprender novas habilidades, ou tornando-se mais resiliente para se destacar na sua vida profissional, ou melhorar a sua saúde de forma geral.

pexels photo 7203727

Trabalhar a habilidade mental é útil em diferentes áreas

Atualmente a saúde e o bem-estar começam, felizmente, a estar na ordem do dia e a ser considerados prioritários num variado leque de profissões, incluindo nos atletas de alto rendimento, que se deparam diariamente com desafios onde é necessária uma boa capacidade de resiliência e habilidade mental.

Podem ser dados diversos exemplos onde um bom treino mental e uma saúde estável são essenciais. Por exemplo, quando um futebolista tem à sua frente uma baliza e toda uma equipa a torcer para que um penalty seja bem-sucedido; quando um jogador de poker tem uma boa mão e precisa de decidir o que fará em seguida; ou quando um jogador vê as suas expetativas saírem furadas devido a uma lesão.

Todas estas situações exigem, então, um bom controlo do stress e uma maior atividade cerebral.

Estes fatores podem ter um impacto bastante significativo em cada indivíduo, algo que quando trabalhado, não só pode melhorar os resultados provenientes da própria atividade desportiva, como serem estendidos para outras áreas da vida, como no caminho profissional.

No local de trabalho, o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas, a tomada de decisões e o pensamento crítico pode levar a uma maior produtividade e à progressão na carreira. Além disso, as competências mentais, como a empatia e a comunicação eficaz, podem melhorar as relações pessoais e conduzir a um melhor trabalho de equipa e colaboração.

O desporto é um ótimo aliado

pexels photo 6454061Aqui falamos de desporto mental e físico. O desporto físico é um ótimo aliado para melhorar a habilidade mental. Movimentar o corpo possui uma relação direta com a melhoria da função cognitiva, através da criação de novas conexões que potenciam o aumento da área cerebral responsável pela memória e aprendizagem, algo essencial para poder aumentar a sua habilidade mental.

Além disso, a prática de exercício físico liberta também endorfinas, as chamadas hormonas do prazer, que irão proporcionar um aumento do relaxamento e da sensação de bem-estar, essenciais para conseguir lidar melhor nas situações de stress elevado, como em tomadas de decisão.

Com efeito, o impacto positivo do desporto na qualidade de vida estende-se à melhoria da atividade cerebral, que pode ser combinada com atividades diretamente relacionadas com o cérebro. Neste campo, aprender um jogo de habilidade mental, cuja atividade exige estratégia e raciocínio, como no xadrez, no poker ou sudoku irá promover também o aumento do desenvolvimento cerebral.

No caso destes jogos, este desenvolvimento é feito através da promoção da lógica, pensamento racional e intuição. Estas habilidades são essenciais nestes jogos, no poker para saber as nossas chances de ganhar um jogo, que possíveis combinações de cartas um adversário pode ter e se está ou não a fazer bluff. E no xadrez, para saber ler o tabuleiro e pensar todas as jogadas futuras para chegar ao tão desejado cheque-mate. Conhecimentos que podem ser aplicados na aprendizagem de um novo idioma, tocar um novo instrumento, ou simplesmente realizar exercícios de cálculo mental.

Mais importante que escolher uma atividade cerebral ou física específica, é fazê-la com regularidade. Tal como é preciso ir ao ginásio ao longo de vários meses para ver resultados, também a habilidade cerebral se conquista com consistência.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.