Instituto Politécnico de Tomar está de luto

Morreu Manuel Coelho da Silva, antigo professor e coordenador do IPT.

0 1.386
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Segundo uma publicação do Instituto Politécnico de Tomar, que assume estar de luto pela morte do Professor Manuel Coelho da Silva que, para além de Docente também integrou a Direção da Escola Superior de Gestão de Tomar bem como o Conselho Geral daquele estabelecimento de ensino superior.
O Politécnico de Tomar apresenta as suas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos do Professor Manuel Coelho da Silva.
311459419 5935763163114978 1192981495671026247 n
Foto: IPT
Segundo a Lusa, O presidente do Conselho de Opinião da RTP, Manuel Coelho da Silva, faleceu esta madrugada, aos 75 anos, tinha sido reeleito presidente do órgão em 12 de março do ano passado, depois de ter deixado o cargo para concorrer à presidência do Conselho de Administração da RTP.
Advogado, presidia ao Conselho de Opinião da RTP desde 2004, sendo que entre 2002 e 2004 foi presidente eleito do Conselho de Opinião da RDP, e era administrador da Fundação Jorge Álvares desde 2016. Em comunicado, o órgão refere que Manuel Coelho da Silva deixou «um contributo de elevado relevo na defesa empenhada da missão ao serviço das populações em Portugal, na diáspora e na lusofonia, bem como na defesa da dignidade e valorização dos trabalhadores da empresa, tornando-se uma inspiração para os que defendem uma sociedade mais justa e solidária».
Era «um homem de princípios e valores, de causas e convicções humanistas que nortearam sempre a sua vida, que foi reiteradamente voz ativa e exemplar testemunho agregador de vontades, em torno da defesa do Serviço Público de Rádio e Televisão, prestado pela Empresa Pública RTP, S.A», lê-se no comunicado assinado pela vice-presidente, Deolinda Machado. «Pelo seu percurso e empenhamento convicto na construção de um mundo melhor, darmos continuidade à missão que abraçou será a melhor forma de honrar a sua memória», acrescenta o Conselho de Opinião da RTP, endereçando à família «as mais sentidas condolências».
Nascido em Soure, a 22 de janeiro de 1947, Manuel Coelho da Silva era casado e tinha duas filhas. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, tinha como formação complementar o curso de Comunicação Social, organizado pela Universidade dos Açores.
Entre os vários cargos que desempenhou ao longo da carreira está o de administrador da Tobis Portuguesa, entre 2003 e 2006, o de secretário-geral eleito da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), desde a sua fundação, em 1986, até 2002, e do administrador da BCP – Bento Pedroso Construções, empresa portuguesa do grupo brasileiro Odebrecht (1995-2000). Entre 1990 e 1995 foi presidente do Instituto Nacional de Formação Turística (INFT), depois de ser sido secretário do Conselho Consultivo para o Sistema Nacional de Consultadoria Tecnológica (1986-1990).

Em termos académicos, Manuel Coelho da Silva foi professor coordenador do Instituto Politécnico de Tomar (1999-2008), presidente da comissão instaladora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorial (ESHTE), de que foi fundador, (1982-1985). Defensor do serviço público de media, Manuel Coelho da Silva deixa publicado “A Experiência dos Conselhos de Opinião – a corregulação no serviço público de rádio e televisão”. Emtre outros trabalhos publicados constam ainda “O Turismo Português dos Anos 50 – Turismo e Identidade”, “Sun Yet Sen – Primeiro Presidente da China” ou “Educação em Macau”.

Fonte: Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.