Festa em Honra do Divino Espírito Santo em Carregueiros já tem data marcada

Dias 4, 5 e 6 de junho 2022.

0 672
Após dois nos de interregno, devido à pandemia, a festa em honra do Divino Espírito Santo em Carregueiros regressa este ano, nos dias 4, 5 e 6 de junho próximo.
A Junta de Freguesia de Carregueiros informa que abriu as inscrições para quem estiver interessado em levar Tabuleiro.
Os tabuleiros que integram o cortejo, são decorados com flores naturais.
decoracao tabuleiros6
Festa em Honra ao Divino Espírito Santo realiza-se todos os anos em Carregueiros no Domingo de Pentecostes. O seu início perde-se nos tempos, mantendo no essencial a tradição que esteve na sua origem. É uma festa essencialmente religiosa ligada à Irmandade do Divino Espírito Santo, que todos os anos elege de entre os Irmãos Aquele que irá ser o Juiz da Festa do ano seguinte, o qual escolherá sete Irmãos para o ajudar.
É uma Festa que tem por base o ciclo Pascal, pois no Domingo de Páscoa o Juiz Novo e os Irmãos que com ele servem percorrem a Freguesia, acompanhados do grupo de Gaiteiros, durante o percurso são lançados foguetes que servem para anunciar a visita e o inicio do ciclo festivo, ciclo este que tem o seu ponto alto com a realização do cortejo dos tabuleiros, no Domingo de Pentecostes quinquagésimo dia depois da Ressurreição.
10357653 1429669240637351 4784344178952472120 oOs Tabuleiros que integram a procissão são oferta do Juiz Novo, dos Irmãos que com ele servem, bem como de promessas que outras pessoas fazem ao Divino Espírito Santo, os Tabuleiros concentram-se junto à Capela de Santo Amaro, e daqui seguem em procissão para a Igreja de S. Miguel. Abre o cortejo o homem dos foguetes seguido da banda de, segue-se o Juiz com a Vara encarnada símbolo do seu reinado, acompanhado de um jovem que transporta a Coroa do Império, atrás seguem os Membros da Irmandade trajando de escuro e Opas encarnadas, depois os Tabuleiros e acompanhantes. Chegados à Igreja de S. Miguel realiza-se a Missa Dominical da Liturgia do Espírito Santo.
No final da Missa forma-se a Procissão com Pálio debaixo do qual segue o Prior, dando a volta ao cemitério em oração constante para com todos os defuntos ali sepultados. No final o Pálio regressa à Igreja e o cortejo regressa a Carregueiros e depois de percorrer as ruas segue para a Capela onde será feita a Bênção dos Pães, desmembramento dos tabuleiros e distribuição dos Pães.
Na segunda-feira, e segundo dia da Festa, o Juiz Velho faz entrega ao Juiz Novo da Coroa e restantes Alfaias para que ele utilize a guarde até à próxima Festa, este encontro é feito junto à casa do Juiz Novo e é anunciado com um grande lançamento de foguetes.
Para ver o cortejo dos tabuleiros, carregue no seguinte link:
Fonte: www.jfcarregueiros.pt

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.