Chamusca camara

Santuário de Fátima lança livro sobre jornal centenário «Voz da Fátima»

0 324

A importância do jornal Voz da Fátima, que assinalou um século de publicação ininterrupta em outubro, está registada num livro com textos de vários investigadores que o Santuário de Fátima lança hoje.

meio 217169c04defaultlarge 1024

“O jornal Voz da Fátima: cem anos a olhar o mundo”, coordenado por Carmo Rodeia e Marco Daniel Duarte, analisa o percurso daquele que é um dos mais antigos jornais de Portugal e que, de acordo com o historiador José Pacheco Pereira, “é um dos grandes repositórios” da “presença de Fátima na vida e história dos portugueses”.

Pacheco Pereira defende, no prefácio, que o papel de Fátima “vai muito para além dos crentes” ou, até, de quem não tem fé.

VozDaFatima2 scaled 1

O historiador encara as aparições de Fátima como “fator de identidade nacional”, porque “a sua presença na paisagem nacional, real e simbólica” fomenta “uma multiplicidade de observações, testemunhos, mesmo circunstanciais e involuntários, que nos levam a não poder deixar de ‘ver’ Fátima”.

Nesse contexto, os cem anos do jornal oficial do Santuário de Fátima servem para dar “dimensão à mudança”, “desde as formas da fé e da religiosidade, popular e erudita, ao retrato da sociedade rural”.

“É impossível atravessar tantos anos sem que se possa perceber como o tempo muda”, realça o prefaciador, que encontra no jornal “sinais daquelas pessoas que não ficam, e muito menos aparecem, por regra, em letra de forma num jornal, os ‘de baixo’”.

“Tudo isto torna o jornal num repositório de grande valor histórico”, salienta.

Fonte: Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.