Grupo de Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo tem mais uma ação de limpeza, a 15.ª, marcada para o Dia dos Namorados, dia 14 de fevereiro de 2026.
Terá sido coincidência ou foi propositadamente, que o Grupo de Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo marcou para o Dia dos Namorados, 14 de fevereiro uma ação de limpeza nas imediações do troço dos Pegões do Aqueduto do Convento de Cristo?
Que maior prova de amor se poderia pedir pelo monumento, senão dedicar-lhe o Dia dos Namorados? Não fosse ele (monumento) testemunho de tantos namoros, em noites de luar, quando há casais que optam por ficar longe de olhares indiscretos.
Será a 14 de fevereiro de 2026, que o Grupo de Amigos do Aqueduto dos Pegões quer regimentar os voluntários que, no terreno, munidos de alfaias agrícolas, vão deitar mãos à obra para dar uma imagem mais cuidada e limpa, contribuindo para a conservação deste troço do Aqueduto. É, assim, desta forma, que os voluntários se susbtituem às entidades que tutelam o monumento nestas ações. Infelizmente, neste país, continua a existir património votado ao abandono, motivo pelo qual a natureza se apodera da sua fragilidade, à qual acresce a erosão do clima e do tempo.
No caso concreto, do Aqueduto do Convento de Cristo, há tomarenses que ao longo dos anos, até mesmo de décadas, têm vindo a alertar para as diversas problemáticas que afectam a conservação do monumento.
Contudo, aqui fica o convite a todos os voluntários que queiram associar-se ao grupo, no Dia dos Namorados, para mais uma ação de limpeza. E se convidar a sua cara metade, o amor promete ser mais profícuo e duradouro.
Bem haja a todos os participantes pelo exemplo de cidadania e de «amor» ao Aqueduto do Convento de Cristo, no próximo dia 14 de fevereiro.
Isabel Miliciano







