Terça-feira, 20 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Idoso de 88 anos morre engasgado na véspera de Natal

Um homem de 88 anos perdeu a vida na véspera de Natal, depois de se engasgar durante um almoço de família no restaurante Picadeiro, na cidade de Tomar.

O trágico episódio ocorreu no dia 24 de dezembro, quando a família se encontrava a almoçar normalmente. A dada altura, o idoso engasgou-se e deixou de conseguir respirar durante vários momentos, gerando uma situação de grande aflição.

Funcionários do restaurante, assim como alguns clientes, intervieram de imediato, iniciando manobras de socorro, nomeadamente a manobra de Heimlich, numa tentativa de desobstruir as vias respiratórias da vítima.

Poucos minutos depois chegaram ao local os Bombeiros e uma equipa do INEM, que deram continuidade às operações de reanimação, perante a angústia e o desespero dos familiares.

Apesar de apresentar alguns sinais vitais, o homem acabou por ser transportado para o Hospital de Abrantes, onde acabou por ser declarado o óbito.

A vítima, António Santos Mendes, era viúvo e pai de quatro filhos. O funeral está marcado para este domingo, dia 28 de dezembro.

Sobre a morte provocado por engasgamento, ocorre quando um alimento ou objeto pode bloquear a traqueia, impedindo a passagem de ar para os pulmões. Sem conseguir respirar, o organismo deixa rapidamente de receber oxigénio.

Em poucos segundos surgem sinais de aflição. Ao fim de alguns minutos, a falta de oxigénio provoca perda de consciência e pode levar à paragem cardiorrespiratória. O cérebro é um dos órgãos mais afetados e pode sofrer danos graves e irreversíveis.

Mesmo quando há intervenção rápida, se a obstrução não for removida a tempo, as consequências podem ser fatais, sobretudo em pessoas idosas, que têm menor capacidade de resistência à falta de oxigénio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque