Procissão dos Fogaréus volta a sair à rua na Chamusca

Sexta-feira Santa – Fé e Tradição

0 434

No âmbito das Solenidades Religiosas da Semana Santa, na Chamusca, a Procissão dos Fogaréus, ou do Senhor da Misericórdia, volta a sair à rua na Chamusca, amanhã Sexta-feira Santa, 15 de abril, após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19.

Num ritual que já se perde no tempo, esta procissão é a mais antiga e emblemática manifestação religiosa do concelho.

Numa organização da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, com a colaboração da Paróquia de São Brás (Chamusca) e com o apoio da Câmara Municipal da Chamusca, a procissão tem início na Igreja da Misericórdia, pelas 21H30, e paragem obrigatória em diversas capelas e Igrejas da vila (Igreja do Senhor da Misericórdia, Igreja Matriz, Igreja de S. Pedro, Capela, Igreja de Nª Sr.ª das Dores, Bombeiros e Hospital), num cortejo de fé com centenas de pessoas a marcarem presença neste cerimonial que consagra a religiosidade dos Chamusquenses.

A procissão realiza-se à luz das velas, archotes e candeias. O silêncio, a sonoridade da banda, as portas abertas, a multidão em largos e esquinas ou famílias em cada varanda, fazem desta manifestação religiosa um enorme abraço de reencontro da Chamusca com os seus filhos por que é tempo de todos marcarem presença na sua terra natal.

As celebrações da Sexta-feira Santa têm início pelas 15H com a Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Adoração da Cruz, na Igreja Matriz. O Sábado Santo, dia 16 de abril, será marcado pela Vigília Pascal, na Igreja Matriz, às 22H.

Santa Casa da Misericórdia da Chamusca comemora 400 anos

As solenidades religiosas da Semana Santa, na Chamusca, terminam no sábado de Pascoela, 23 abril, com uma missa comemorativa dos 400 anos da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca (17H30), na Igreja da Misericórdia, presidida pelo Bispo de Santarém, D. José Augusto Traquina Maria, seguida de um concerto de Música Sacra.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.