7 temáticas e géneros que influenciam o cinema

Vejamos que temáticas e géneros inspiram a sétima arte e como esta origina obras-primas e filmes de culto.

0 397

Os géneros de filmes são muitos e bastante diversos. Podemos diferenciá-los pelo seu estilo, formato, audiência ou mesmo pelo seu período, ou cenário. Se gosta de cinema, provavelmente conseguirá reconhecer muitos destes géneros de filmes.

Quem não sabe o que é uma comédia romântica ou um drama total? Estes são exemplos de géneros cinematográficos por estilo! Têm em conta o tema ou o tom da narrativa do filme. Nesta classificação de géneros de filmes podemos encontrar:

1. Comédia

Este é o género mais visto segundo as bilheteiras. É a categoria de filme que alimenta a vida das pessoas com alegria e a ajuda a passar diferentes momentos. Principalmente, são filmes que têm a intenção direta de divertir o público com humor.

Nesse sentido, torna-se a escolha ideal para qualquer faixa etária e podem ser facilmente desfrutadas com a família.

Um bom exemplo de comédia é: “Amigos improváveis”, onde um homem chamado Philippe, proveniente da alta sociedade, muda quando tem um acidente que o deixa incapacitado e numa cadeira de rodas.  Ele não pode fazer nada por si próprio, por isso contrata uma pessoa para o ajudar a deslocar-se e a cuidar dele. Quem aparece é Driss, um jovem recém-saído da prisão e precisa de dinheiro. Pouco a pouco aprendem a dar-se bem e a misturar os seus gostos, formando uma grande amizade.

2. Suspense

Conhecido como o segundo género mais apreciado em experiências cinematográficas, os “thrillers” são sem dúvida um dos maiores êxitos de bilheteira devido à intensidade das cenas. Em termos de vendas, a maioria das pessoas prefere ver este tipo de filme porque se não são amantes do horror, este é o género mais próximo.

Exemplo: “The Revenant: O Renascido”, baseado no romance de Michael Punke, este é um dos melhores filmes de Leonardo DiCaprio e, consequentemente, o filme que lhe valeu (finalmente) o Óscar de Melhor Ator, além de um Bafta.

3. Drama

O terceiro género é o drama, um dos mais populares entre as mulheres, no qual se podem ver filmes com histórias baseadas em acontecimentos reais, aprendizagem e crescimento pessoal. Os dramas concentram-se no desenvolvimento das relações pessoais entre os diferentes protagonistas. Este é talvez um dos mais amplos géneros de filmes da lista. Não são dominados pela aventura ou ação.

A sugestão aqui até é sobre um filme português, “Salgueiro Maia – O implicado”, do realizador Sérgio Graciano, conta a história de um dos capitães da Revolução dos Cravos.

4. Jogos Tradicionais e de Tabuleiro

Ainda que não seja uma associação imediata ao mundo do cinema, a verdade é que os jogos tradicionais, especialmente os de cartas, e de tabuleiro, são retratados na sétima arte como foco principal em muitas narrativas. Os dois melhores exemplos disso são o poker e o xadrez.

No campo do poker, o melhor filme é “Rounders”, provavelmente um dos clássicos de culto que retrata a essência da modalidade mais popular dos casinos. Matt Damon, juntamente com Edward Norton tornam este filme ainda maior que a própria história. Um das cenas mais icónicas é quando o personagem de Damon consegue uma vitória graças a um straight (cinco cartas em sequência), uma das mais populares mãos de poker, e consegue levar de vencida o adversário. Fundamental para a sua progressão na história.

Já o xadrez tem como exemplo, “O prodígio”, protagonizado por Tobey Maguire. Nesta história, o ator americano é um verdadeiro génio do xadrez e procura o seu lugar na história da modalidade. O nome em inglês do filme, “Pawn Sacrifice”, é relativo a uma das jogadas mais arriscadas e, em simultâneo, das mais estratégicas da modalidade.

5. Fantasia

Incluem personagens irreais ou totalmente inventadas que não existem na nossa realidade. Este género de cinema é também conhecido como “fantástico”. Não se baseia em ideias que possam realmente materializar-se. Este género está mais relacionado com a magia, animais mitológicos que fazem parte de um mundo irracional.

t l dIut12JThu4 unsplashOs melhores exemplos são a saga do “Senhor dos Anéis” ou os contos fantásticos de “Harry Potter”.

6. Histórias de Terror

Esta categoria de filme tem a firme intenção de gerar sentimentos relacionados com o terror, tensão, medo, desconforto e preocupação ao espectador. Para alcançar essas sensações, os editores utilizam ângulos, cortes de edição e efeitos sonoros específicos do género.

Um dos grandes exemplos é o filme “Psycho” de Alfred Hitchcock.

7. Musicais

Os filmes que cortam a narrativa natural com fragmentos musicais são protagonistas deste género. O desenvolvimento do filme é acompanhado por canções interpretadas pelos atores. Além disso, toda a história parte de um fundo musical onde um dos protagonistas tem esse objetivo.

Para referência, “Música no Coração”. Um dos melhores e maiores filmes de toda a história do cinema.

Com efeito, existem muitos outros temas que originam bons temas e géneros. Até mesmo estes muitas vezes combinam-se para caracterizar géneros e subgéneros de filmes, permitindo-nos desfrutar de grandes títulos.

Tal como muitas outras áreas, esta diversidade de temas é a prova que o cinema será sempre o espelho da sociedade e dos seus costumes.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.