Livro “Memórias do Doutor Torres Paulo, O Médico Que Deveria Ter Sido Eterno” apresentado em Alcanede

0 311
Capa livro Dr Torres Paulo
Capa livro Dr Torres Paulo

O livro “Memórias do Doutor Torres Paulo, O Médico Que Deveria Ter Sido Eterno”, da autoria de Célia de Figueiredo, foi apresentado hoje, dia 16 de outubro, na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (A.R.C.A), na presença de Nuno Domingos e Carmen Antunes, Vereadores da Câmara Municipal de Santarém e de Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede.

Livro Memorias Dr. Torres Paulo 1Nuno Domingos refere que conheceu “o Dr. Torres Paulo pela singeleza do discurso de Célia e que estamos a prestar tributo a alguém que foi um exemplo, que nos disse a nós e a quem vem depois qual o caminho que deve ser seguido, o caminho da solidariedade, de ajudar o outro, de estar presente e de dar uma palavra”.

Para Carmen Antunes, “esta é uma bonita homenagem a um homem simples, cujo trabalho desenvolvido como médico marcou muita gente; era alguém que queria ajudar todos, que tinha um coração muito grande”. A vereadora enalteceu ainda o trabalho da autora ao manter viva a memória de Dr. Torres Paulo.

Livro Memorias DrNo mesmo sentido, Manuel Joaquim Vieira agradeceu à autora pelo contributo deste importante livro que “dá a conhecer as lembranças daquele que no passado contribuiu para o bem comum dos nossos antepassados” e recordou o médico de família que passou “a cirurgião, obstetra, pediatra, dentista, psicológico, conselheiro e autoridade em questões de violência doméstica”.

A obra relata as experiências vividas pela sua autora e apresenta os inúmeros testemunhos recolhidos por esta, resultado de mais de uma centena de entrevistas que realizou no sentido de engradecer, ainda mais, este livro.

Durante mais de 50 anos, o Dr. Alfredo Torres Paulo, carinhosamente conhecido como “médico do povo”, teve sempre uma dedicação extrema aos seus pacientes, salvando a vida a centenas de pessoas de doenças mortais em épocas que subsistiam fracas condições e recursos. Movido pela paixão da sua profissão ajudou famílias carenciadas e defendeu os mais vulneráveis, vindo a falecer a 12 de dezembro de 1987, aos 84 anos de idade.

Livro Memorias Dr 1Célia Figueiredo recorda ainda que devido às adversidades da vida, foi ele que desempenhou de forma exemplar o papel parental, com um amor e carinho incomparável, “recordo aqui as minhas vivências passadas na sua afetuosa companhia como momentos únicos e inesquecíveis.”.

A apresentação do livro esteve a cargo de Martinho Vicente Rodrigues e contou com intervenção de pessoas que tiveram o prazer de conviver com o Dr. Torres Paulo.

Este livro, lançado pela editora “Primeiro capítulo”, vai estar disponível nas livrarias do Grupo Atlântico, Fnac, Wook e Bertrand.

Livro Memorias Dr 2Fonte: CMS

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

google.com, pub-9853338638165848, DIRECT, f08c47fec0942fa0