Organista do Papa toca em Fátima

No concerto evocativo dos Pastorinhos, no próximo dia 18 de fevereiro.

0 580
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Josep Solé Coll, organista titular da Basílica Papal de São Pedro do Vaticano, toca no concerto evocativo dos Santos Pastorinhos Jacinta e Francisco, no próximo domingo, 18 de fevereiro, às 15:30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O concerto, que tem entrada gratuita, propõe uma tarde de domingo repleta de experiências musicais intensas. Inclui um bloco de peças só de órgão e conta ainda com a participação do coro masculino Voces Verbi, uma formação emergente da música coral em Portugal constituída por oito vozes.

Josep Solé Coll é o primeiro organista da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, e organista das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice. Nasceu em Sabadell, Espanha. Iniciou os seus estudos de solfejo e piano na Academia Marshall com M. Josepa Mas e Carlota Garriga, e os seus estudos de Órgão no Conservatório do Liceu com Josep M. Mas e Montserrat Torrent.

Reside em Roma, onde obteve o grau de Mestre em Órgão e Improvisação de Órgão no Pontifício Instituto de Música Sacra com o P. Theo Flury, OSB. Participou em cursos de interpretação para órgão em França, Itália, Canadá e Estados Unidos com Olivier Latry, Daniel Roth, Paolo Crivellaro, Michel Bouvard e Marie-Claire Alain. Organista litúrgico, tocou nas principais paróquias da sua cidade natal e nas basílicas romanas de Santa Maria Maior e São Lourenço Extra-Muros.

O coro Voces Verbi foi fundado em janeiro de 2022. Um dos objetivos da sua criação foi o de levar a música sacro-litúrgica a um ponto de excelência. Interpreta obras que atravessam diversos tempos da história da música, começando no canto gregoriano até à polifonia do século XXI.

O seu percurso conta com apresentações em concertos e missas. Participa igualmente em celebrações com outros coros, destacando-se a Schola Cantorum Colegiada de Cedofeita sob a direção do maestro Nuno Almeida.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.