Afinal a terra tremeu. Sismo de fraca intensidade com epicentro perto de Ferreira do Zêzere

Ocorreu ontem às 12h18.

0 726
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou ontem, às 12:18, um sismo de magnitude 3,0, na escala de Richter, com epicentro a cerca de oito quilómetros a Sudeste de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém.

O IPMA, diz em comunicado, que o sismo, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, “de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Abrantes e Tomar (Santarém)”. De referir que nas redes sociais muitos habitantes dos concelhos de Abrantes, Tomar e Sardoal deram conta do registo, mas pensando tratar-se de outras situações.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA).

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Fonte: Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.