Jovem fotógrafo de Torres Novas premiado em concurso internacional ‘Wildlife Photographer of the Year’ 2021
C/vídeo
Jovem fotógrafo de Torres Novas participou na competição de fotografia de natureza Wildlife Photographer of the Year, organizado e produzido pelo Museu de Historia Natural de Londres.
Wildlife Photographer of the Year é a maior e mais antiga competição de fotografia de natureza do mundo e conta hoje com 58 anos de existência.
A cerimónia de prémios da competição 2021 ocorreu na noite do passado dia 12, num evento virtual que muitos puderam seguir no Youtube, Facebook e Twitter (link)
Os grandes vencedores 2021 foram anunciados de entre mais de 50,000 submissões de 95 países do mundo. As 100 imagens finalistas deste ano contam com um fotógrafo português, João Rodrigues, natural de Torres Novas, especializado em ecossistemas marinhos. A foto premiada, intitulada ‘Where the giant newts breed’ apresenta o retrato de duas salamandras num lago temporário do famoso fenómeno ‘Mar de Minde’.
Segundo Soraia Salvador, directora da competição de fotografia, “é um orgulho incrível ter um fotógrafo português entre os finalistas, numa competição tão acérrima como Wildlife Photographer of the Year. Como portuguesa, e também ribatejana que sou, fico muito feliz em mostrarmos uma fotografia incrível de um fenómeno natural do nosso país nesta exposição, que irá viajar para mais de 20 países do mundo e vista por mais de 2 milhões de visitantes”.
Sobre este prémio, a TSF publicou o seguinte artigo que reproduzimos aqui com a devida vénia:
Do Ribatejo para o mundo. João Rodrigues é um dos vencedores do Wildlife Photographer of the Year
Depois de ver o resultado final, João Rodrigues quis participar no mais antigo concurso de fotografia de vida selvagem do mundo, onde costumam estar alguns dos seus ídolos. Tinha esperança numa “menção honrosa” pela particularidade do conteúdo visual. “Normalmente uso fotografias para concursos quando vejo alguma coisa que nunca vi antes”, confessa.
E, por isso, foi com “surpresa” e de forma inesperada que recebeu a notícia que tinha sido um dos vencedores. “Nem queria acreditar. Foi curioso porque eu tinha a notificação de vencedor na caixa de spam do correio electrónico. Só duas semanas depois é que vim a descobrir aquilo até porque não tinha esperança. Ia caindo da cadeira”, admite.
Atualmente, João Rodrigues trabalha como fotojornalista e tem uma produtora, Chimera Visuals. O jovem de 32 anos está agora a trabalhar num projeto para a National Geographic e prepara-se para lançar, no próximo ano, uma websérie sobre a vida marinha portuguesa.
Outras fotos premiadas: