“O Triste Abandono da Real Fábrica de Fiação de Tomar” em destaque no jornal ABARCA

0 798

O jornal ABARCA, que tem sede no Tramagal, publicou na sua edição em papel, no mês de dezembro último, uma reportagem sobre o estado atual em que se encontram as ruínas da antiga Fábrica de Fiação de Tomar.

Começa por referir que, “Em todo o perímetro industrial, e entre escombros, paredes em derrocada e pavilhões destelhados não há ali uma excitação – e apenas um brasão real imaculado e a imponente chaminé de tijolo permanecem, apesar dos anos de paragem e tédio, com a sua altivez régia.

indice gggSitua-se ainda dentro da malha urbana de Tomar, não longe do Rio Nabão, que outrora foi uma das suas razões de ser, de se ter tornado realidade, agora é um lugarete profundamente lúgubre, até sombrio, se for legítimo comparar aquelas ruínas tristes com os tempos áureos em que ali laborava uma das pioneiras da industrialização do país e que conseguiu sobreviver até à década de 1990. (…)

A Fiação de Tomar, com todo o pioneirismo, prestígio e importância que teve para o país, e também pelos altos e baixos que sofreu entre 1789 e 1996, ano da declaração da sua falência, é também um testemunho do espírito do seu tempo e das suas vicissitudes. (…)”.

A reportagem na íntegra pode ser lida na edição em papel.

images 3       fabrica fiacao 7

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.