Região do Médio Tejo passa a contar, a partir de hoje, com mais 121,6 milhões de euros

CIMT contratualizou fundos do Portugal 2030.

0 544
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

IMG 5031

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, na cerimónia de assinatura do Instrumento Territorial Integrado (ITI) da CIM Médio Tejo, num momento de grande importância, decorrido hoje, em Tomar.

IMG 4975

Perante uma sala cheia de representantes de várias entidades estratégicas da região, entre as quais a Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro 2030, com a qual a CIM Médio Tejo contratualizou o ITI, o presidente da CIM referiu que este instrumento significa a contratualização de um pacote financeiro com um valor de fundo 121.664.089,06€.

Este instrumento representa “um conjunto de investimentos e ações a serem executadas dentro do período de programação comunitária, Portugal 2030, e que serão dinamizadores do desenvolvimento, coesão e da economia regional”, aludiu.

IMG 4942

“Hoje, falamos do futuro, do trabalho que continuaremos a desenvolver em prol do nosso território, mas não podia deixar de fazer uma referência ao trabalho desenvolvido no passado, e mesmo no presente, dado que em todos os períodos de programação comunitária, a região do Médio Tejo foi sempre uma excelente executora”, evidenciou Manuel Jorge Valamatos, encontrando-se esta CIM, no âmbito do Portugal 2020, “em primeiro lugar no conjunto de todas as CIM’s da região Centro, com uma taxa de execução de 98%”, evidenciou.

Ainda no seu discurso, o presidente salientou “o Fundo de Transição Justa, que tem alocado 65 milhões de euros a serem aplicados na nossa região (…) e que o mesmo tem de ser sinónimo de uma rápida reconstrução de um território que ainda sofre com os impactos negativos dado o paradigma e a mudança para uma economia mais verde”.

IMG 5017

Já a presidente da Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro 2030, Isabel Damasceno, afirmou que o contrato assinado, entre a entidade que preside e a CIM Médio Tejo, era um contrato de “confiança”.

“É um contrato de confiança e um contrato de convicção de que quem está mais próximo faz melhor, do que quem está mais longe”, disse Isabel Damasceno, fazendo referência à CIM Médio Tejo que se irá constituir como organismo intermédio do Programa Regional Centro 2030.

“Ao longo dos anos, fomos trabalhando com as nossas CIM`s na preparação e no acompanhamento das execuções dos fundos comunitários e ao ultrapassarmos os desafios e os problemas que se colocam, foi-se criando com as CIM´s, e com o seu corpo técnico, um espírito de interajuda e confiança que não se alcança de um dia para o outro”, avançou a presidente.

IMG 4958

A cerimónia prosseguiu com a apresentação detalhada do ITI da CIM Médio Tejo, num momento assegurado pelo 1º secretário executivo, Miguel Pombeiro e pela assinatura do contrato perante os aplausos dos vários presentes, nomeadamente: presidentes, deputados da Assembleia da República, representantes, jornalistas e o corpo técnico da CIM Médio Tejo.

Recorde-se que o ITI CIM Médio Tejo vai incidir em vários investimentos que se vão traduzir nas seguintes áreas: Digitalização da Administração Pública Local; Sistema de Incentivos Base Territorial e Espaços Coworking; Dinamização de Ecossistemas de Inovação; Eficiência Energética; Autoconsumo e Comunidades de Energia Renovável; Meios Materiais para a Proteção Civil; Ciclo Urbano da Água; Gestão de Resíduos; Conservação da Natureza, Biodiversidade e Património Natural; Mobilidade Urbana Suave; Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Educativo; Áreas de Acolhimento Empresarial; Infraestruturas Escolares; Museus; Valorização do Património Cultural e Natural, Regeneração Urbana; Equipamentos Desportivos, entre outros.

Fonte: CIMT

IMG 5048

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.