Barragem do Castelo do Bode foi inaugurada há 72 anos

No dia 21 de Janeiro de 1951, a barragem de Castelo de Bode foi inaugurada, com a presença de Oliveira Salazar, e o Presidente da República Marechal Carmona.

0 278
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A barragem de Castelo do Bode é uma das mais importantes barragens portuguesas. Foi inaugurada em 21 de janeiro de 1951, integra o conjunto de barragens da bacia do rio Zêzere, na região do Médio Tejo. Situa-se nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes. É uma das mais altas construções de Portugal.

A barragem de Castelo do Bode é utilizada para abastecimento de água, designadamente a Lisboa e energia elétrica. É utilizada pelos adeptos de desportos como o windsurf, Wakeboard, wakesurf e padel. Bem como da pesca desportiva.

Reproduzimos imagens atuais da Barragem do Castelo do Bode de vários autores.

Jose Ventura
Foto: José Ventura
Tracy Flather
Foto: Tracy Flather

Mas nem sempre é assim. No Verão passado, a preocupação foi o baixo nível da água na barragem do Castelo do Bode que levou à suspensão da produção de eletricidade, devido à seca que assolou o país, e que até motivou uma visita do Presidente da República, Marcelo de Sousa, que veio in loco constatar o nível da água.

171115 prmrs 4334

 

ddd

A sua construção proporcionou a criação de lugares idílicos, apreciado por muitos que encontram ao longo dos 60 quilómetros de extensão, um verdadeiro «paraíso» na terra.

 

Miradouro de Fernandaires scaled 1
Miradouro de Fernandaires  – Vila de Rei

Reunimos aqui vários sites e blogs que contam a história daquela que foi considerada, na época, a maior obra do século em Portugal.

História da Barragem

http://portugal2050.com/visite/barragens/barragem_de_castelo_de_bode?p=6ff5c1c2-5600-4965-96e5-fc450bf9a733&c=08fb582a-417d-4620-ad36-44763a1219df

https://restosdecoleccao.blogspot.com/2012/02/barragem-de-castelo-do-bode.html

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.