Museu Nacional Ferroviário celebra aniversário do Caminho de Ferro em Portugal

Nos dias 28 e 29 de outubro com várias atividades.

0 465
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Em 28 de outubro de 1856, Portugal celebrou um evento histórico que marcou o início de uma nova era de transporte e desenvolvimento no país – a inauguração do caminho de ferro.

Cartaz aniversário

Para celebrar este acontecimento histórico, nos dias 28 e 29 de outubro, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, vai estar de portas abertas com entrada livre e diversas atividades.

No dia 28 de outubro, às 15h00, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição do Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário. Uma iniciativa em parceria com a CP- Comboios de Portugal, a IP- Infraestruturas de Portugal e a DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, que iniciou em 2021 e já conta com a terceira edição.

Este concurso tem por objetivo divulgar e promover o transporte ferroviário, sensibilizando o público mais jovem para a evolução ferroviária na história, bem como para a importância do aumento do uso do transporte ferroviário de pessoas e mercadorias, estimulando a criatividade e galardoando aqueles que melhor qualidade artística apresentarem.

No domingo, dia 29 de outubro, a partir das 10h30, tem início a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio, mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de participantes.

Às 11h00 e às 15h00 terá lugar a visita “A Bordo”, na qual os visitantes poderão entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais.

Entre as 11h00 e as 12h00, decorre a visita Táctil. Uma visita para todas as pessoas que permite a exploração de algumas peças da coleção com recurso ao tacto, estando disponível audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Nos dias 28, 29 de outubro a entrada no museu é livre e o Minicomboio está em funcionamento.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.