Maranhos, Bucho e Cartuchos regressam em fevereiro à Sertã

Campanha de degustação gratuita de iguarias sertaginenses aos fins-de-semana.

0 546
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Degustacao 2023 crtzA campanha de degustação gratuita de iguarias sertaginenses aos fins-de-semana está de regresso ao concelho da Sertã no próximo mês de fevereiro. Esta iniciativa, é promovida pela APROSER (Associação de Produtores do Concelho da Sertã) e pelo Município da Sertã, em parceria com os empresários do sector da restauração. Visa dar a conhecer aos visitantes o Maranho da Sertã, o Bucho da Sertã e os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, potenciando o Turismo e dinamizando o comércio e economia locais.

A campanha consiste na degustação gratuita, aos sábados e domingos de fevereiro, de Maranho da Sertã e Bucho da Sertã, nos restaurantes aderentes, sendo servida uma pequena amostra a quem não conheça a iguaria e consuma uma refeição que não seja Maranho ou Bucho. Para além da restauração, a campanha abrange diversos talhos que atribuem, nos referidos dias, um desconto directo de 5% na compra da Maranho da Sertã e Bucho da Sertã.

Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim são também abrangidos por esta campanha: nas pastelarias aderentes, na compra de cinco unidades, recebe de oferta um Cartucho de Amêndoa de Cernache do Bonjardim.

Sabia que o Maranho da Sertã é certificado?

Certificado em 2022 com a Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia, o Maranho da Sertã é uma iguaria que terá aparecido há mais de duzentos anos, por ocasião das Invasões Francesas. A base deste prato é a carne de cabra e/ou ovelha, animais cuja criação é muito frequente por todo o concelho da Sertã. Entram na sua confecção o presunto, chouriço, hortelã, arroz, sal e vinho branco.

O Maranho ganhou fama, sobretudo durante o século XX, e era um prato habitual nos dias de festa, fosse a família pobre ou rica. Hoje em dia, é possível encontrar esta iguaria diariamente nos restaurantes de toda a região. Anualmente, é o protagonista do Festival de Gastronomia promovido pelo Município da Sertã. Em 2022 o Maranho venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões na Categoria “Cozinha Tradicional Portuguesa” no distrito de Castelo Branco.

Bucho da Sertã
No concelho da Sertã, o consumo desta iguaria foi, durante as primeiras décadas do século XX, um exclusivo da altura do Carnaval, generalizando-se depois a outras festividades ao longo do ano. À semelhança do sucedido com o Maranho, a introdução deste prato na ementa dos restaurantes do concelho conferiu-lhe um maior protagonismo e visibilidade, sendo hoje presença assídua nas mesas dos sertaginenses.

Os ingredientes utilizados na confecção do bucho recheado à moda da Sertã são, além do bucho de porco, o lombo do porco, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim
Trata-se de um produto de pastelaria composto por um invólucro em forma de “cartucho” ou cone, feito à base de farinha de trigo, manteiga, ovos e amêndoa, e por um recheio à base de ovos, açúcar e amêndoa. Os “Cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim” distinguem-se de outros doces, com forma similar, produzidos noutras regiões de Portugal, devido à utilização de amêndoa na massa do cartucho que é cozida no forno (ao invés de frita, como é mais usual noutros doces). Os Cartuchos terão surgido nos finais do século XIX, ainda que não se conheça exatamente a sua origem.

A existência em Cernache de Bonjardim de diversas instituições religiosas, como o Seminário das Missões (antigo seminário dos missionários do Real Colégio das Missões Ultramarinas), o Convento de S. José (fundado por Frei Pedro de S. Paulo em 1699) ou a Ordem Terceira das Servas de Maria (instalado nesta vila, em 1805) e as características deste produto, conduz à forte possibilidade da sua génese ser conventual.

 

 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.