“Defender o consumidor no século XXI”, é tema de conferência em Tomar

Para assinalar o Dia Mundial do Consumidor que se comemora a 15 de março.

0 641
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Município de Tomar vai celebrar o Dia Mundial do Consumidor, através do seu CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, com uma conferência no dia 17 de março, a partir das 9h30 da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca.

Sob o título genérico “Defender o consumidor no século XXI”, a iniciativa aberta a todos os interessados, visa  consciencializar a população estudantil (ensino secundário e superior). A sessão de abertura contará com uma intervenção da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas.

Na primeira parte, dedicada às noções gerais sobre o tema, serão oradores Ana Catarina Fonseca (Direção Geral do Consumidor) que abordará as “Políticas de defesa dos direitos do consumidor”; Mário Frota (presidente emérito da apDC) com o título “Com papas e bolos…: Os antídotos às práticas comerciais desleais”; Ângela Frota (apDC) abordará os “Serviços do quotidiano, serviços vitais: ou mais um negócio sem a dignidade própria?” e Fernando Viana (CNIACC)  pronunciar-se-á sobre a “Resolução extrajudicial de conflitos de consumo”. A manhã terminará com um debate moderado por Mário Beja Santos.

À tarde, a partir das 14h30, entrar-se-á na era do digital, com José Ribeiro Mendes (IPT) a abordar a “Liberdade de escolher e participar no espaço público online”; seguido das observações de Luís Pisco (DECO) sobre “Conteúdos e serviços digitais: Os direitos dos consumidores“; Luís Veloso (PSP) falando sobre os “Perigos no ciberespaço. A estratégia nacional de ciberdefesa”; Ana Francisca Dias (CDC da FDUC) refletindo sobre “O Livro de Reclamações (físico e eletrónico): O seu contributo” e Eduardo Barra (ASAE) demonstrando “O relevo da ASAE na defesa dos direitos dos consumidores”.

A sessão de encerramento está prevista para as 17 horas, com a intervenção de Filipa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Tomar responsável pelo CIAC.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.