Tomar está mais pobre, faleceu o Arquiteto Costa Rosa

1 5.004

O arquiteto tomarense José Inácio da Costa Rosa, de Tomar, faleceu ao início desta noite, às 19h15, na sua residência. Tinha 92 anos e encontrava-se doente há vários meses.

Figura conhecida e respeitada em Tomar, formou-se em arquitetura em 1951 na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Foi professor de desenho, artes visuais e geometria descritiva na antiga Escola Industrial e Comercial de Tomar, atual Jácome Ratton.
Foi autor de inúmeros projetos de arquitetura de edifícios no centro histórico de Tomar (Casa paroquial, por exemplo) e noutras cidades e dos desenhos de várias publicações sobre a história de Tomar.

Participou com vários textos em publicações como o Boletim. Cultural da Câmara Municipal de Tomar e o livro “Tomar Perspectivas” editado pela Comissão da Festa dos Tabuleiros em 1991.

Foi ainda autor do livro “Forcados Amadores de Tomar – 1894 / 2006”.

Era sócio n.º 166 da Ordem dos Arquitetos.

José Inácio da Costa Rosa amava a sua terra, Tomar. E com a sua morte, Tomar fica mais pobre. Morreu um grande artista que deixou inúmeras obras sobre muitos aspetos desta cidade, que pintava a aguarela. Durante a última Festa de Tabuleiros que se realizou este ano, teve patente ao público uma exposição de aguarelas, sobre a cidade (monumentos, janelas, e muitos recantos e ruelas).

Para nós, Jornal O Templário,  morreu também um amigo muito especial.

Neste momento, ainda não há pormenores sobre as cerimónias fúnebres.

À família enlutada, esposa, D. Luísa, filhos e netos O Templário apresenta sentidas condolências.

Deixamos aqui, em sua memória, um vídeo com a sua biografia:

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse
1 comentário
  1. Rosa Diz

    Um agradecimento reconhecido ao jornal O Templário, em meu nome, de minha Mãe e de meu Irmão. Maria Inácia Costa Rosa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.