Cidadãos vão ajudar a definir o que distingue uma Aldeia Histórica de Portugal

0 38
vb

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) iniciou um importante trabalho de levantamento e caracterização das 12 aldeias da rede. A iniciativa, designada por “Do Conceito à Ação: Definição de Requisitos-Base para a Valorização das 12 Aldeias Históricas de Portugal”, tem como objetivo definir com clareza o que é uma Aldeia Histórica de Portugal, para assim determinar os mecanismos e requisitos necessários à sua proteção e valorização.

Um eixo central desta ação visa colocar os cidadãos e os os agentes económicos das Aldeias Históricas a debater sobre o futuro do que pretendem que seja a sua Aldeia e a rede. Assim, durante o mês de fevereiro, uma equipa de técnicos ao serviço da AHP-ADT está a visitar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, para fazer este levantamento e recolher contributos. O objetivo é receber da população e dos agentes económicos das Aldeias Históricas o seu conhecimento sobre a transformação urbana verificada, a sua perceção sobre o que distingue e torna a sua Aldeia única, as preocupações e anseios em relação ao seu desenvolvimento, e as suas propostas do que poderia ser feito para preservar, valorizar e melhorar a qualidade de vida na Aldeia.

Além de reuniões com os diferentes atores locais de cada Aldeia Histórica, a ação contempla ainda um conjunto de sessões de debate dirigidas às comunidades das Aldeias, num espírito informal e de diálogo construtivo. Na impossibilidade de poderem estar presentes na sessão na sua Aldeia, os cidadãos podem participar ativamente de sessões em outras Aldeias. Paralelamente, os cidadãos das Aldeias Históricas são também convidados a preencher um inquérito online, disponível em https://tinyurl.com/ahp-inquerito .

Após o levantamento junto das comunidades, a ação irá ter momentos posteriores, num trabalho desenvolvido ao longo de 24 meses. Os resultados a ser alcançados assumem grande importância para a salvaguarda da rede das Aldeias Históricas de Portugal, assim como para determinar futuras iniciativas e estratégias.

A ação constitui a base para a valorização do destino Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente pela via da reclassificação das Aldeias para Sítio/Monumento Nacional, que se espera concretizar até final de 2021, bem como a consolidação do processo de certificação “Biosphere Responsible Tourism” e de outras certificações que reforçam o alinhamento da rede em matéria de sustentabilidade e na verificação de requisitos de classificação UNESCO.

Este é um processo de construção participado e partilhado promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, em parceria com os Municípios da Rede. A iniciativa é apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

1 DESTINO QUE SÃO 12.

Fonte: (AHP-ADT)

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.