Sexta-feira, 2 Janeiro 2026
spot_imgspot_img

Publicidade

spot_img

Artigos Relacionados

Política: Volt Portugal dá conta das ações realizadas no Distrito de Santarém

Em janeiro, o Volt participou na reunião aberta a utentes do CHMT, nova ULS do Médio Tejo, realizada pela Comissão de Utentes do CHMT. O partido ouviu as propostas da Comissão, que todos os dias está junto dos funcionários e utentes, de forma a integrá-las no programa. A Comissão lançou nova petição para melhorar os serviços hospitalares na região e o Volt apela a assinarem.

O partido reuniu também com a Presidência do IPT, em que foi demonstrado como o trabalho em rede desenvolvido entre Politécnicos do distrito e com empresas tem impulsionado os estudantes, preparando-os diretamente para o mercado de trabalho. Existem ainda obstáculos para os estudantes e recém formados no distrito, como a falta de residências estudantis e transportes que
conectem os diversos polos, posteriormente, na sua fixação após formação, a escassez de empregos com remuneração justa face a outros distritos do litoral e os preços incomportáveis na habitação.

Daniel Nobre expôs à presidência as propostas do programa do Volt nestas áreas que vão no sentido da resolução destes problemas e que garantem aos jovens trabalhadores que não tenham de sair do distrito de Santarém para encontrarem oportunidades justas.

O Volt visitou e ouviu os desafios diários de Associações de proteção, defesa e bem-estar animal, como «Patudos da ADACA», em Abrantes, e a «Tico & Teco», no Cartaxo. As histórias de vida dos voluntários e das dirigentes de ambas as associações deixaram a descoberto que o Estado não tem desempenhado o seu papel social no auxílio a estas, e a quem se dedica à defesa dos animais. Pelo contrário, dificulta o trabalho. O partido ouviu as propostas de quem trata cães e gatos como família, muitas encontravam-se já no atual programa político e as outras estão a ser estudadas pelo Volt para serem incluídas.

Os candidatos do Volt por Santarém, na noite de 6 de fevereiro, participaram na Vigília da PSP, GNR e Guardas Prisionais em frente ao Tribunal de Santarém, em solidariedade para com as Forças de Segurança portuguesas e para ouvirem dos agentes as suas reivindicações.

O Volt salienta e condena as forças políticas que após anos de instrumentalização das forças de segurança para dividir a sociedade, hoje utilizam o descontentamento gerado para ganhos eleitorais.

01 Vígilia

Na vigília, o Volt encontrou profissionais independentes (sem cores partidárias e distantes de movimentos inorgânicos) preocupados não apenas com as suas carreiras, porém com a falta de atratividade das mesmas para os mais jovens, pois tal, coloca em causa a segurança futura de Portugal. Após serem ouvidos, o Volt declara a sua preocupação com a falta do investimento básico no setor, aos agentes e às suas famílias. Como a falta de condições de trabalho, da revisão das carreiras e remunerações, bem como a inexistência de apoio psicológico regular.

O Volt salienta que, os agentes vivem diariamente situações de elevado nível de stress, apresentando assim uma taxa de suicídio muito superior à média na sociedade. Um dos agentes que pediu anonimato confessou: “Nos anos 90 quando enveredei por esta nobre carreira ganhava 3 vezes o salário mínimo e atualmente ganho pouco acima dele. Querem ver o apoio psicológico que tenho? É o número da linha «SOS Voz Amiga» que me tem ajudado em muitas situações.”

O Volt Portugal acompanha ainda a insatisfação geral da discrepância do subsídio de risco atribuído aos agentes da Polícia Judiciária, manifestamente superior aos das restantes forças de segurança.

No dia 13 de Fevereiro, o Volt participou no Desfile de Carnaval de Samora Correia, Benavente. O partido foi recebido no meio de muita alegria pelos foliões, contudo, as máscaras caíam quando os cidadãos se faziam ouvir, revelaram as suas preocupações com o presente e futuro dos mais jovens. O Volt encontra-se ainda a realizar campanhas de rua por todo o distrito.

03 Mercado Fátima

Visitaram o Mercado Municipal de Fátima, a Praça do Município em Ourém e a Praça Ega Moniz em Santarém, apesar dos vários contextos, as preocupações na Saúde, Educação, Habitação, ineficiência do Estado, abandono do Interior e emigração dos jovens e consequente solidão dos mais velhos são iguais.
O Volt tem agendadas reuniões com outras entidades públicas, privadas e sociais, assim como movimentos de cidadãos no distrito, bem como acções de rua programadas.

04 Praça Egas Moniz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em Destaque