Município de Torres Novas apoia com 15 mil euros trabalhos arqueológicos na nascente do Almonda

Projeto de investigação coordenado pelo professor João Zilhão.

0 794
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Foi aprovado, em reunião do executivo torrejano, no dia 13 de setembro, um subsídio de 15 mil euros, à semelhança de anos anteriores, para apoio à realização de trabalhos arqueológicos no Sistema Cársico da Nascente do Almonda, inseridos no projeto de investigação coordenado pelo professor João Zilhão.

Atendendo à natureza sistemática do trabalho desenvolvido, à coordenação cientifica de mérito sobejamente reconhecido, e ao interesse que este projeto apresenta do ponto de vista do conhecimento cientifico, cultural e patrimonial, não só para o concelho como a nível internacional, considera-se este projeto de extrema relevância para a arqueologia, com destaque para os resultados referentes à Lapa da Bugalheira (Almonda) e à Gruta do Aderno (Almonda).

O apoio solicitado será aplicado da seguinte forma: escavação e prospeção arqueológica – 10 000 euros; deslocações, participações em congressos e estudo de coleções – 2 500 euros; e datações pelo radiocarbono – 2 500 euros.

Desde finais da década de 80, inícios da década de 90, têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de investigação no âmbito da pré-história, dentro dos limites do concelho, com particular relevância para as jazidas arqueológicas da rede cársica associada à nascente do Rio Almonda.

O município tem vindo a participar neste projeto dando apoio financeiro desde há algumas campanhas assumindo-se como mecenas e motor financeiro do projeto.

Os resultados que têm vindo a ser conseguidos são de extrema importância, do ponto de vista da história da ocupação humana na Península Ibérica, trazendo novos dados que permitem delinear com mais exatidão a disseminação do Homem pelo território europeu, tratando-se de testemunhos extremamente raros.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.