Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes ao Covid 19

Unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

0 321

indice 1O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou a abertura dos seus Serviços de Patologia Clínica à população, e a possibilidade, mediante marcação, da realização de testes à covid-19 nas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

“Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins, independentemente de o motivo estar ou não relacionado com a visita ou acompanhamento de doentes internados no CHMT”, refere a instituição hospitalar em comunicado, podendo os mesmos ser agendados “a partir de 6 de dezembro”, realizando-se “todos os dias úteis, nas três Unidades e também aos sábados, apenas na Unidade de Tomar”, no distrito de Santarém.

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, disse que “a testagem é a ferramenta central para o controlo da pandemia e para travar o aumento das cadeias de contágio numa época tão crítica como a do inverno e Natal”, tendo feito notar que, “com a entrada do Estado de Calamidade em Portugal, está a verificar-se uma maior procura de testes covid”, devido às medidas complementares que estão em vigor.

“O CHMT não quis ficar alheio a este esforço e, graças ao dinamismo do Diretor do Serviço de Patologia Clínica, reuniu esforços humanos e técnicos dos seus laboratórios para reforçar a sua capacidade de resposta, e assim poder oferecer à população uma alternativa de testagem dentro do Serviço Nacional de Saúde e com custos mais reduzidos”, afirmou Casimiro Ramos.

Os testes realizam-se de segunda a sexta-feira, a partir das 11:00, em qualquer Unidade (Abrantes, Tomar ou Torres Novas), e aos sábados, a partir das 13:00, na unidade de Tomar, sendo resultado do teste comunicado ao utente “até final do dia da realização do mesmo”.

Para a realização de testes de covid-19 nos hospitais do CHMT, cujos preços oscilam entre os 20 euros (teste de antigénio) e os 45 euros (teste PCR), os utentes deverão efetuar a marcação do teste para o número de telefone central de cada uma das Unidades, solicitando encaminhamento da chamada para o Laboratório de Patologia Clínica.

Em alternativa, o pedido poderá ser remetido de forma eletrónica para o mail SPC_marcacao_Covid@chmt.min-saude.pt e, no pedido, o utente deverá referir em que Unidade hospitalar do CHMT pretende realizar o teste.

C/Lusa

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.