Descargas poluentes deixam rio Almonda de aspecto azul

0 1.502
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

As notícias de descargas poluentes no troço inicial do rio Almonda são recorrentes durante todo o ano, mas nas últimas semanas têm-se intensificado, denuncia o Jornal Torrejano. Genericamente, as águas do rio aparecem coloridas e verifica-se, em certas situações, a morte de peixes.

Refere ainda este órgão de comunicação social, que no final de Julho a brigada ambiental da GNR foi chamada ao local, perto da ponte do Moinho da Fonte, a poucas dezenas de metros da nascente, mas não há informações sobre o resultado dessas recolhas de água.

Moradores da zona disseram ao JT que nas últimas semanas têm-se verificado descargas frequentes, com a água a surgir sobretudo tingida de azul e relataram que foram vistos camiões a transportarem resíduos da ETAR da Renova, junto à fábrica velha, para fora do local.

A empresa mantém em laboração uma máquina na chamada fábrica 1, junto à nascente, e é aí que está instalada a ETAR, construída na sequência de fortes protestos e movimentações populares na década de 70, sob a égide da Comissão de Despoluição do Rio Almonda e da pressão das populações locais, numa altura em que a Renova era uma das grandes fontes poluidoras, senão a principal, do Rio Almonda.

Sobre as descargas que nos últimos anos se vão verificando, e que durante o Inverno passam quase incólumes devido ao maior caudal do rio, nenhuma posição oficial se tem ouvido sobre a matéria, registando-se apenas as denúncias de militantes ambientalistas feitas nas redes sociais.

Na fotografia, pode ver-se o rio completamente tingido de azul, em fotografia tirada a seguir à ponte do Moinho da Fonte, situada na estrada municipal que dá acesso aos Casais Martanes, próxima da fábrica 1 da Renova.

De referir que o rio Almonda, é o rio que atravessa a vizinha cidade de Torres Novas.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.