Sabia que Abrantes tem um hotel para insetos?

0 1.320
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
A Câmara Municipal de Abrantes inaugurou no Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou no passado dia 5 de junho, o novo Hotel de Insetos, situa-se no Jardim do Castelo de Abrantes. Foi uma das atividades do programa do município para assinalar a data.
A instalação de hotéis de insetos pode contribuir para conservar a biodiversidade local e promover o aparecimento de insetos benéficos em zonas urbanas.
Screenshot 2023 06 10 at 18 58 11 centro recursos cienciaviva hotel insectos 04 03 2019 6419484705c9b7

Hotel de insetos: O que se pretende atrair?

Segundo o site cienciaviva.pt, geralmente os hotéis de insetos são criados para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares.
Se a escola tiver uma horta, irá ser beneficiada com a presença destes seres vivos, já que insetos como as abelhas-solitárias e borboletas irão polinizar as plantas existentes na horta, e insetos como a joaninha e crisopas irão contribuir para o controlo biológico de pragas, ao se alimentarem de afídios que são prejudiciais às plantas.
Neste momento a consciência da sociedade para o problema do desaparecimento das abelhas (e outros polinizadores) está a crescer. São várias as estratégias para tentar travar esta tendência, como a criação de corredores verdes que atravessam as cidades, a restauração de habitats silvestres que envolvem os campos agrícolas, a redução do uso de pesticidas, etc..
Uma das estratégias que está em crescimento é a instalação dos chamados hotéis de insetos em áreas urbanas. Vários estudos mostram que estas estruturas associadas a áreas verdes com plantas silvestres (que asseguram a disponibilidade de alimento) promovem o aumento da biodiversidade local.
Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.