Diocese de Santarém noticia a morte do Padre Mário

Missa Exequial será presidida na tarde de amanhã pelo Bispo de Santarém

0 1.555
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A Diocese de Santarém já publicou no seu site a notícia da morte do Padre Mário Duarte. No mesmo artigo divulga as horas das cerimónias fúnebres marcadas para o dia amanhã, sexta feira.

Divulga uma breve biografia do Padre Mário Duarte, que faleceu no ano em que completou 30 anos de sacerdócio.

Segue-se a reprodução da notícia publicada no site da Diocese de Santarém.

“Padre Mário Duarte partiu para a Casa do Pai

O Senhor chamou à Sua presença, na noite desta quarta-feira, 19 de agosto, o Padre Mário Farinha Duarte, presbítero da Diocese de Santarém, que se encontrava no Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital Dr. Manoel Constâncio, Abrantes, vítima das consequências da pancreatite que sofreu no passado dia 16 de julho.

O seu corpo chegará à Igreja Paroquial de Santa Maria de Tomar, esta sexta-feira, 21 de agosto, pelas 10,30h e celebrar-se-á pelas 11h missa de corpo presente. Às 15h o Bispo de Santarém, D. José Traquina, preside à missa exequial. O funeral seguirá para a Sertã onde será sepultado, após a celebração das 18h na igreja matriz da Sertã.

O Padre Mário Farinha Duarte nasceu no dia 03/05/1960, em Sertã, filho de Ambrósio Ribeiro Farinha Duarte e de Carma Nunes Farinha.

Ingressou nos Missionários da Consolata em 1971, frequentou os Seminários do Instituto em Portugal, fez os estudos de filosofia na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, os teológicos no Missionary Institute of London e especializou-se em pastoral juvenil na Università Salesiana Pontifícia – Roma.

Foi ordenado presbítero em 21/07/1990 na Igreja Matriz da Sertã, por D. Augusto César, Bispo de Portalegre e Castelo Branco para o serviço do Instituto dos Missionários da Consolata.

Após a ordenação, de 1990 a 1992, exerceu o ministério sacerdotal e missionário em comunidades católicas da África do Sul.

De setembro de 1992 a setembro de 1993, foi capelão militar no Regimento de Infantaria de Tomar.

Iniciou a colaboração na Diocese de Santarém no dia 16/07/1995, como pároco em Casais, Alviobeira e Além da Ribeira, vindo a ser incardinado nesta Diocese em 1998.

Acumulando com as nomeações anteriores, foi nomeado pároco de Olalhas e Junceira, em 19-12-2008 e Capelão do Hospital de Tomar em 10-03-2010.

Em 16-07-2010, foi nomeado pároco in solidum, moderador, das Paróquias de S. João Batista e de Santa Maria de Tomar e das anteriores. Em 28-10-2010 foi nomeado Vigário Forâneo de Tomar. Era membro do Conselho Presbiteral da Diocese desde 21-02-2018.

A Diocese de Santarém apresenta as condolências aos familiares próximos, mãe e irmãos, e dá graças ao Senhor pelo largo testemunho e dedicado serviço do Padre Mário nas diversas comunidades paroquiais da Vigararia de Tomar, onde exerceu o seu ministério em equipa com outros sacerdotes”.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.