Escândalo!

Por: Sérgio Martins

0 1.075
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

originalO Jornal Expresso começou a publicar, em 19/05/2023, o “Guia dos Itinerários Napoleónicos”, sendo este primeiro sobre o “Centro de Portugal”. As páginas 30 e 31 são sobre Tomar, com grande destaque para a Janela do Capítulo, um “símbolo escultório”. Na página 31, lê-se e não se acredita: “Enquanto o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, aqui se instalou entre 1420 e 1460, desenhando estratégias para os descobrimentos, D. Manuel I deixou como emblemático legado a janela do Capítulo”.

O primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, viveu entre 1109-1185, no século XII. Quem viveu em Tomar, entre 1420 e 1460, no século XV, como Administrador da Ordem de Cristo, a desenhar “estratégias para os descobrimentos”, foi o Infante D. Henrique. Até ao momento em que escrevo este artigo não sei de alguém que tenha denunciado um erro tão escandaloso. Em todo o mundo escreveram-se e escrevem-se grandes livros sobre “Henrique, o Navegador”. Em Portugal, adultera-se a História Nacional e a de Tomar de forma escandalosa. Portugal tem um dos maiores Património históricos da Humanidade, onde Tomar tem um lugar cimeiro. Nem em Portugal nem em Tomar se zela e defende o riquíssimo Património histórico.

O Património histórico de Portugal e de Tomar, além de fazerem parte do nosso acervo histórico e cultural, são a base da nossa identidade nacional. E, em termos de economia, são fatores de atração turística. Consequentemente, têm de ser respeitados e preservados, pelo que devem ser constantemente vigiados no âmbito da esfera da Segurança Nacional, para evitar atentados ao Património Nacional, que também é Mundial. Daí que se torne urgente a consciencialização dos portugueses da existência desse Património e do seu valor. Essa consciencialização e valorização do Património histórico deve começar em Tomar. Como defendo, desde há muito, é urgente a candidatura de Tomar a Património Mundial.

Sérgio Martins

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.