A Câmara Municipal de Santarém vai estar presenta na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2026 que decorre na FIL, Parque das Nações, de 25 de fevereiro a 1 de março.
O Stande do Município de Santarém será inaugurado pelas 15h30 do dia 25 de fevereiro. Nesta sessão será apresentado o projeto Parque Natura Tejo, e que contará com um apontamento cultural representativo da identidade ribatejana.
Parque Natura Tejo o que é?
Segundo informação do Município de Santarém divulgada há cerca de um ano, o Parque Natura Tejo, conta com 3,5 milhões de euros de fundos comunitários, e estava à época em fase de estudo prévio, e previa-se que existisse condições para laçar concurso para a empreitada nos primeiros meses de 2026.
João Leite disse na altura, “Não vamos desperdiçar esta oportunidade de potenciar as margens do nosso Rio Tejo, desde a Ribeira a Alfange”, reforçando ainda que “no âmbito do fundo social para o clima já estamos a trabalhar com o governo para garantir financiamento para conectarmos de uma vez por todas o rio e a Ribeira de Santarém à Cidade”, relembrou o Presidente do Município de Santarém que serão apresentadas muito em breve as imagens da solução que ligará a zona da estação CP a São Bento.
O Parque Natura Tejo tem vindo a ser desenvolvido pelo prestigiado Arq. Luís Ribeiro, um escalabitano que sente e conhece muito bem o território do Concelho. Esta proposta de requalificação contempla acima de tudo a conservação da natureza, que através de soluções naturalizadas, promove também o respeito e a salvaguarda da identidade histórica e cultural deste território.
Serão criados espaços de desporto, recreio e lazer, percursos e caminhos de passeio, complementados por vários passadiços e plataformas de miradouro sob o Rio, zonas de estar e convívio e zonas de estadia e de merendas.
Aproveitando o Rio Tejo, serão ainda proporcionados equipamentos e acessibilidades que irão promover a prática de desportos náuticos e acesso para pequenas embarcações de recreio. A circulação de bicicletas através das ciclovias propostas, a prática de futebol e voleibol de praia com a construção de campos de areia para o efeito e um parque canino para cães, são veículos de promoção de estilo de vida saudáveis.
Esta será uma zona que irá privilegiar a estadia junto ao rio, que contará com parque infantil e juvenil, uma zona de anfiteatro/bancadas, percursos de interpenetração (onde será promovida a natureza, a história e a cultura) e ainda de uma zona de Cafetaria com zonas de casas de banho de apoio para ser aproveitada por todos quantos visitarão este espaço.
Contudo, após as cheias das últimas semanas, este projeto deverá atrasar até o rio voltar ao curso normal do seu leito e limpeza das respetivas margens.





