PSP alerta para burla informática – Pig Butchering

0 238
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

A PSP tem detetado, desde o início do ano, algumas burlas relacionadas com investimentos (pig butchering) que ocorrem, sobretudo, na rede social Tik Tok, tornando-se numa preocupação crescente.

De um modo geral, esta burla consiste na criação de uma relação de confiança gradual com as vítimas, levando-as a realizar contribuições consideráveis (“investimentos”), muitas vezes sob a forma de criptomoeda.

Quando este tipo de burlas surgiu em 2020, estava associado às burlas românticas e à manipulação da componente afetiva da vítima. Atualmente, este tipo de crime evoluiu para o uso de plataformas de investimento online falsas e para a utilização de técnicas sofisticadas, como o uso de criptomoeda nas transações, uma vez que dificulta o rastreio e recuperação do dinheiro investido.

O burlão inicia uma conversa casual com a vítima, fingindo que recebeu aos seus dados pessoais acidentalmente ou através de um conhecido mútuo. Estas interações têm como objetivo criar uma relação de confiança com a vítima e podem incluir a utilização de imagens de perfil atraentes para cativar a mesma.

Uma vez estabelecida a relação de confiança, é apresentada uma promessa de dividendos através da realização de tarefas simples, como visualizações de músicas no Youtube ou avaliações em sites de vendas. Ao realizar estas tarefas os lesados são aliciados a efetuar o pagamento de um valor que, posteriormente, será devolvido, acrescido de recompensas.

Ao passo que, inicialmente, o valor a “investir” é diminuto, com o evoluir das tarefas é solicitado o pagamento de valores mais avultados. Nesta fase a confiança é reforçada e as vítimas têm retorno imediato.

Após convencer a vítima a fazer este grande investimento, os burlões ficam incontactáveis, eliminam a sua presença online ou criam novas identidades, deixando os lesados sem forma de recuperar o dinheiro investido. 

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.