YOON – Investigador tomarense estreia longa metragem documental no DocLisboa

A 23 de outubro

0 329

Pedro Figueiredo Neto (ICS-ULisboa) e Ricardo Falcão (CEI-IUL), são autores da longa metragem documental YOON que tem estreia mundial programada no DocLisboa, com sessões no dia 23 de outubro às 15:30 e no dia 25 de outubro às 15:15, ambas no Cinema S.Jorge, Lisboa. O filme terá estreia internacional no Festival Internacional de Filme Documentário em Ji.hlava, República Checa.

Sinopse: YOON retrata a viagem circular e recorrente de Mbaye Sow, um routier senegalês, num antigo Peugeot 504. 4000 km separam os dois lugares a que chama casa, numa viagem arriscada e solitária para Sul, repleta de (des)encontros, obstáculos e constrangimentos vários, e reveladora de uma complexa rede de relações e de zonas cinzentas. YOON | jɒn |  é uma palavra em wolof cujo significado pode ser “caminho”, “lei”, “norma”, “religião”, ou simplesmente “viagem”.unnamed

Pedro Figueiredo Neto
Pedro Figueiredo Neto

bio: Pedro Figueiredo Neto (Tomar, 1984) é antropólogo, arquitecto e cineasta, actualmente investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).

Os seus interesses de pesquisa gravitam à volta da questão das fronteiras, migrações, mobilidade, deslocamento forçado, violência e extractivismo, sobretudo no contexto africano (Zâmbia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau).

O seu trabalho de investigação conta com publicações em revistas internacionais de referência, e a sua obra audiovisual tem sido apresentada em vários festivais de cinema e eventos científicos.

Filmografia (selecção): YOON (2021), Abissal (2021), Withering Refuge (2020), Curupira (2016), Bulwark (2016), Sant’Ana Bikers (2013), Sizígia (2012). Mais informação em http://pedrofneto.com

Trailer do documentário aqui: https://vimeo.com/607343485

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.