Núcleo Museológico da Fundição Tomarense vai ser inaugurado

No próximo dia 27 de novembro, pelas 17 horas.

0 463

Projeto da responsabilidade do Município de Tomar, surge na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, na prossecução da missão do Complexo Cultural da Levada de Tomar, enquanto equipamento cultural e turístico.

Fundicao DSCF6877
Imagem da antiga Fundição de Tomar, nos Lagares D’El Rei (hoje Complexo Cultural da Levada)

Este núcleo vai apresentar-se com uma exposição de longa duração, composta por equipamentos, ferramentas e utensílios que marcaram as atividades realizadas nas oficinas de fundição, serralharia e rebarbagem que funcionaram naquele espaço.

Assume-se este projeto museológico e museográfico como um trabalho direcionado para a salvaguarda e preservação da memória material e imaterial deste equipamento industrial, desenvolvido em conjunto com a participação da família Cotralha, proprietária da extinta empresa, e com o inestimável contributo de alguns antigos funcionários.

Pretende-se, assim, apresentar este núcleo museológico como um equipamento que exibe e desmistifica a secular história do espaço, os diferentes processos industriais, como é o caso da própria fundição, e algumas curiosidades que humanizam este legado industrial e testemunho da história de diferentes gerações locais.

A Fundição Tomarense será mais um espaço com uma programação própria, disponibilizado à comunidade tomarense e a todos os que visitam a cidade, contribuindo para a afirmação de Tomar no quadro do turismo industrial. Vai estar aberta ao público de terça-feira a domingo, durante o período de inverno (de outubro a março), das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, e durante o período de verão (de abril a setembro), das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

Fonte: CMTcartaz fundicao

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.