Tomar: Visitas Guiada ao NAC iniciam comemorações do centésimo aniversário de José-Augusto França

Historiador, sociólogo e crítico de arte português.

1 166

 

0d43344986a8e3175a6c74555493d370A Câmara Municipal de Tomar, no âmbito da Comemoração do Centésimo Aniversário de José-Augusto França, promove visitas guiada ao Núcleo de Arte Contemporânea, na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro.

Há duas visitas programadas:

– às 11h00

– às 15h00.

Estas visitas são de acesso gratuito, mas condicionado a 20 pessoas por grupo. Aqui fica o contacto para reservas filomenasimas@cm-tomar.pt

Recorde-se que o núcleo de arte contemporânea José-Augusto França foi criado em 2004, com acervo doado pelo próprio à Câmara de Tomar com o propósito da criação deste núcleo.

No seu interior encontrará uma coleção de pinturas, esculturas, desenhos e fotografias que se estende de 1932 até aquela data. Obras de Mário Eloy, Júlio e Almada Negreiros marcam o segundo trimestre do modernismo do século XX.

O Surrealismo é muito proeminente neste museu, albergando obras produzidas pelo grupo surrealista de Lisboa, de autores como António Pedro, Vespeira, Fernando de Azevedo ou Fernando Lemos.

O Abstracionismo e a Nova-Figuração também estão representados neste núcleo, com autores como Fernando, João Cutileiro, Joaquim Rodrigo, Noronha da Costa, entre outros.

José Augusto Rodrigues França (1922-2021) nasceu em Tomar, a 16 de Novembro de 1922, foi um historiador, sociólogo e crítico de arte português.
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa (1944). Partiu para Paris como bolseiro do estado francês em 1959 (até 1963), tendo estudado com Pierre Francastel. Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962 – “Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal” –, e de doutor em letras pela mesma universidade em 1969 – “Le Romantism.

Tomar Feira Sta. Iria 012

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
1 comentário
  1. Dicas De Tarot Diz

    Aqui é a Manuela Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.