Aberto concurso de 3,6 milhões para requalificação no Convento de Cristo
Receção de propostas até 6 de março.
Segundo informação do pportodosmuseus.pt, o Convento de Cristo (Tomar) vai receber obras de reabilitação do Paço Henriquino, Alcáçova e Castelo, que já foi amplamente divulgado, através de uma empreitada orçada em 3,6 milhões de euros (ME), que inclui a requalificação do jardim.
Entretanto o procedimento concursal, já foi publicado em Diário da República (DR), e o prazo de receção das propostas é até 6 de março. A empreitada em causa, denominada “fase 1”, avaliada em três milhões e 650 mil euros (sem IVA), com um prazo de execução de 300 dias, engloba “trabalhos de transformação de ruínas em espaços usufruíveis, tais como a construção de dois edifícios, incluindo várias especialidades, percurso para promoção de acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada, trabalhos de conservação e restauro e requalificação do jardim” do Convento de Cristo, situado em Tomar (Santarém).
Segundo o instituto público, o projeto para o monumento Património da Humanidade “desenha as condições arquitetónicas, implementa elementos e/ou equipamentos de suporte à reabilitação daqueles espaços, conferindo-lhes novas valências funcionais e condições de visita qualificadas”. Por outro lado, “propõe um circuito de visita mais alargado, valoriza o património em presença, e promove as condições de acessibilidade universal”.