Cavaleiros Templários – Filmes sobre o símbolo da cidade

0 271

ftio

Tomar está intimamente ligada aos Cavaleiros Templários e pontos de interesse como o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo que se mantêm em ótimo estado de conservação são pontos-chave da história da cidade.

Quem visita Tomar visita a cidade Templária, guardada por mais de 100 anos pela Ordem dos Templários e são várias as referências a esta época espalhadas pela cidade.

A época dos Templários é tão popular que são várias as referências da mesma em diferentes indústrias, nomeadamente no cinema. Reunimos alguns filmes e séries sobre os templários que vai adorar ver:

Indiana Jones e a Última Cruzada (ano de lançamento 1989)

Indiana Jones é uma das figuras míticas do cinema. No filme Indiana Jones e a última Cruzada, Harrisson Ford, encontra um envelope com a suposta localização do Santo Graal e o filme desenrola-se na missão para o encontrar.

O filme passa-se no ano de 1912 e foi dirigido por um dos grandes génios do cinema, Steven Spielberg, neste que foi o último filme da trilogia e onde as respostas às questões levantadas pelos filmes anteriores foram respondidas numa das trilogias consideradas como das melhores no cinema pelos críticos.

Knightfall – Templários (ano de lançamento 2017)

Começamos a nossa lista com a série Knightfall que conta a história dos templários, nomeadamente como os cavaleiros viviam e retrata algumas das batalhas que travaram principalmente a altura do seu declínio com a derrota em São João de Acre e a perda da Terra Santa.

Esta é uma série que mostra a preocupação em contar a história de forma o mais fiel possível e é protagonizada por Simon Merrels conhecido pela sua participação em Spartacus.

O Código da Vinci (ano de lançamento 2006)

Este é um dos filmes mais aguardados depois do grande sucesso do livro de Dan Brown com o mesmo nome.

O livro teve tanto de popular como de polémico ao contestar alguns conceitos do cristianismo e era quase óbvio que a indústria de Hollywood ia querer adaptar a história ao cinema.

Tom Hanks está no papel de protagonista como Robert Langdon, um simiologista credenciado convocado para ir ao museu do Louvre depois de um curador do museu ter sido assassinado e deixado várias pistas intrigantes que precisavam que Robert Langdon decifrasse.

Este filme anda muito em torno da vida e obra de Leonardo da Vinci e de uma sociedade secreta que guarda a localização do Santo Graal há milhares de anos.

Sangue e Honra (ano de lançamento 2011)

O trama deste filme passa-se em Inglaterra no ano de 2015, onde os barões vão forçar o rei John a aprovar a carta Magna.

Uma vez que o rei não cumpre a sua palavra e pouco tempo depois de assinar a carta magna contrata um exército de mercenários dinamarqueses para forçar os seus súditos a renderem-se e retomar o seu poder em Inglaterra.

Os cavaleiros dos Templários entram em cena com o objetivo de procurarem fazer justiça iniciando uma batalha para defender o castelo de Rochester.

O tema dos templários ultrapassa o cinema

O tema dos templários é tão popular que é transversal a várias indústrias não sendo exclusiva do cinema.

Uma das indústrias onde o tema dos templários é igualmente bastante popular é a indústria das fantasias de carnaval, nomeadamente o fabrico de fatos para serem utilizados em feiras medievais, existindo inclusive lojas online dedicadas à produção dos mesmos como a Medial Factory, ou Misterius.

Também a indústria do entretenimento e dos jogos utiliza frequentemente o tema dos templários para a criação de jogos populares entre os seus consumidores.

O jogo Dark Devotion disponível para a Nintendo Switch é bastante popular e é um dos muitos exemplos de jogos sobre templários disponíveis na loja Nintendo. Também as empresas responsáveis por desenvolver jogos de casino utilizam frequentemente o tema dos Templários nomeadamente na criação das máquinas de slot disponíveis nas várias plataformas online.

Até no mercado móbile, o tema dos templários é popular com cada vez mais jogos disponíveis para download na Apple e Google store como o Hallowed Legends: o Templário.

Sendo este um tema transversal em tantas indústrias e a cidade de Tomar um dos marcos nacionais mais importantes sobre os templários, depois de ver um dos filmes recomendados, ou jogar algum destes jogos não deixe de ponderar uma escapadinha pela cidade de Tomar para se sentir um verdadeiro Templário.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.