Prémio Arquitetura 2025: Jorge Mascarenhas recebe Menção Especial na categoria de Ensino e Investigação
Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, distinguido pelo seu trabalho académico e de investigação.
Decorreu, no passado dia 17 de maio, na Sala D. Afonso Henriques do Convento de São Francisco em Coimbra, a entrega dos Prémios Arquitetura 2025 e respetivas menções especiais. Estes prémios têm o alto patrocínio da Presidência da República e da Ordem dos Arquitetos e visam distinguir as personalidades que mais se destacaram no âmbito da Arquitetura. Para além destes Prémios a organização atribuiu, também, três menções especiais: Ensino e Investigação, Inovação e Carreira.
A menção especial na categoria de Ensino e Investigação no Prémio Arquitetura 2025 reconhece trabalhos de excelência em educação e pesquisa no campo da arquitetura. Estes prémios são frequentemente concedidos a universidades, centros de pesquisa e a indivíduos que contribuem significativamente para o desenvolvimento do conhecimento arquitetónico e construtivo. Reconhece, portanto, todo o trabalho desenvolvido neste domínio, sendo atribuído a arquitetos que se destacam por continuarem a pesquisar novos processos e ferramentas aplicados à prática da arquitetura e construção.
Esta menção especial foi, este ano, atribuída ao Arquiteto Jorge Mascarenhas, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, em reconhecimento do seu trabalho académico e de investigação que tem um impacto duradouro no aprofundamento do conhecimento técnico e científico nestas áreas.
O Arquiteto Jorge Mascarenhas tem um percurso excecional marcado, quer pela sua carreira académica como professor no IPT, como pela sua dedicação ao estudo dos Sistemas de Construção, que muitas vezes são secundarizados, mas que são essenciais ao rigor e qualidade da arquitetura. Esse percurso está traduzido na publicação de 18 volumes de Sistemas de Construção, que são uma importante ferramenta para estudantes e profissionais, em mais de uma centena de artigos científicos publicados e participações em congressos nacionais e internacionais.
O arquiteto Jorge Mascarenhas é justo merecedor desta distinção pelo seu contributo rigoroso, generoso e contínuo para a valorização do saber construtivo da arquitetura portuguesa. Além de colga de trabalho sou sua amiga e testemunhei, ao longo de muitos anos a sua capacidade de trabalho, inteligência, perseverança e resiliência.
A título de informação destaco, ainda, o Prémio de Espaço Público que foi atribuído à Baldios Arquitetos Paisagistas, Lda., uma empresa de Lisboa especializada em estudos e projetos de arquitetura paisagista, pelo projeto de “Requalificação do Largo do Rossio – Cem Soldos”.
Maria de Lurdes Belgas da Costa Reis