Programa Centro 2030: Escolas, regeneração urbana, sucesso educativo e áreas de acolhimento empresarial podem candidatar-se aos fundos europeus

Até ao primeiro semestre de 2024 espera-se que sejam colocados à disposição da região Centro cerca de 500 milhões de euros de fundos europeus.

0 409

O Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Centro (Centro 2030) reuniu hoje, dia 22 de novembro, em Coimbra, para aprovar os critérios de seleção de várias tipologias de investimento, o que vai permitir lançar novos concursos a curto prazo.

Programa Centro 2030 já arrancou

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P (CCDR Centro), explica que “o Comité de Acompanhamento decorreu muito bem, com um excelente nível de debate e participação.

O Programa Centro 2030 já arrancou e já aprovámos 8 milhões de euros para o ensino superior. Até ao primeiro semestre de 2024 esperamos colocar à disposição da região Centro cerca de 500 milhões de euros de fundos europeus.

Com a aprovação dos critérios de seleção dos investimentos, vai ser possível abrir novos concursos, por exemplo, para escolas, regeneração urbana, sucesso educativo e áreas de acolhimento empresarial».

Quanto ao Programa Centro 2020, Isabel Damasceno adianta que «2023 foi um ano de forte execução do Programa Centro 2020, tendo sido ultrapassados os 90% de execução em outubro. Nesta reunião, destacámos a importância de acelerar a execução do Centro 2020, para chegar aos 100% de execução».

A reunião contou com a presença de representantes da Comissão Europeia, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, organismos intermédios dos sistemas de incentivos, Comunidades Intermunicipais, Grupos de Ação Local e vários parceiros regionais como as associações empresariais, sindicatos, municípios, universidades, politécnicos.

O Programa Centro 2030, que dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região, estrutura-se em cinco objetivos estratégicos: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.